Uma das grandes novidades apresentadas pelo Google para o Gmail é o chamado "modo confidencial", em que o usuário pode enviar e-mails autodestrutivos para os seus contatos.

A novidade chamou muito a atenção dos usuários, porém, nem todos haviam recebido o recurso. Isso tudo porque ele estava restrito aos usuários de desktop, e somente agora a companhia liberou a ferramenta para aplicativos mobile.

A informação foi publicada na página de suporte do Google. A empresa diz ainda que tal funcionalidade por ser útil para proteger informações confidenciais.

Gmail libera recurso de e-mails autodestrutivos para Android e iOS.
Gmail libera recurso de e-mails autodestrutivos para Android e iOS.

"Você pode enviar mensagens e anexos com o modo confidencial do Gmail para ajudar a proteger informações confidenciais contra acesso não autorizado. O modo confidencial permite definir uma data de expiração de mensagens ou revogar o acesso a qualquer momento. Os destinatários da mensagem confidencial não terão as opções para encaminhar, copiar, imprimir e fazer o download."

Para usar a novidade através do smartphone é muito simples, é preciso acessar o aplicativo do Gmail, escrever um e-mail e na hora de enviar é necessário tocar na opção "Modo Confidencial" localizado no menu superior. Assim, será possível definir o tempo em que a mensagem ficará disponível.

Para completar, também é possível acrescentar uma senha que somente o destinatário terá acesso através de SMS. Porém, o Google ainda deixou uma brecha, mesmo com todas as medidas de segurança. Conforme os usuários, é possível realizar uma captura de tela do e-mail.

Por essa razão, ainda é necessário um pouco de cautela no envio de e-mails, caso tenha alguma dúvida em relação ao destinatário, melhor evitar o envio de informações confidenciais.

De qualquer forma, uma excelente novidade aos usuários do Android  e iOS. A liberação está ocorrendo aos poucos, sendo assim, pode ainda não ter chegado para todos.