O Google, recentemente, anunciou que iria inovar o seu Gmail, isto tudo após sete anos sem grandes alterações. No redesign do Google, a companhia deixou praticamente todos os elementos da interface no mesmo local, porém, com algumas mudanças de estilo.

Agora o Gmail está mais atual, com linhas retas e cores mais conhecidas pelos usuários Android, tudo isso em razão do Material Design. Agora, porém, o Google revelou que todas as mudanças poderão ser aproveitadas pelos usuários do Gmail a partir de julho.

Até então, é possível experimentar a nova cara do serviço de email indo até as configurações e selecionado "Conheça o novo Gmail". O Google, como podemos perceber, está dando um tempo para que todos os usuários consigam se acostumar com a nova interface.

Gmail 2018

Para quem não conseguiu se familiarizar com a mudança, a companhia revelou que irá deixar a versão "clássica" ativa ainda por algum tempo. De qualquer forma, é necessário se acostumar com a ideia de um fim final para o Gmail antigo.

Além da mudança na interface do serviço, o Gmail chega com outras novidades. Confira:

Inteligência artificial

A Inteligência artificial está presente em várias ferramentas do mundo tecnológico. No Gmail, as Respostas Inteligentes irão chegar também para a versão desktop. O Google diz que mais de 10% das respostas de e-mails feitas através do smartphone são do recurso, por essa razão, também foi aplicada nesta atualização.

Modo confidencial

A novidade adiciona recursos que permite ao remetente do e-mail selecionar um tempo de expiração para a mensagem que foi enviada. Deste modo, o e-mail pode ser enviado com um prazo de validade, em que todo o conteúdo será apagado dependendo do tempo que a pessoa estipulou.

Autenticação em dois fatores

Para garantir uma maior segurança, o Google implantou um modo de autenticação em dois fatores, assim, é enviado um código por SMS.

Com a proteção IRM, os e-mails com a opção aplicada não poderão ser enviados para outros endereços, bem como baixados e nem poderá ser realizada uma captura de tela. O Google diz que tais funcionalidades irão "proteger seus dados mesmo que a conta de e-mail do destinatário tenho sido inválida".

Modo Offline

Os usuários poderão usar o modo offline para quando estiverem longe de redes de dados ou mesmo sem conexão. Com isso, é possível escrever e responder e-mails sem internet, bem como pesquisar por mensagens de até 90 dias.

Todos os recursos poderão ser acessados pelos usuários do Gmail, mas com algumas ressalvas. Inicialmente, as funcionalidades estarão disponíveis para usuários do G Suite, com uma opção de "Testar o novo Gmail" sendo exibida nas configurações. Alguns usuários comuns também terão acesso ao novo Gmail, no entanto, de modo aleatório.