A Política de Desenvolvedores da Play Store foi atualizada pelo Google e agora passou a proibir algumas categorias de aplicativos da loja, principalmente aqueles voltados à mineração de criptomoeda e os contendo anúncios disruptivos.

As informações foram descobertas pelo Android Police, que relata as várias proibições. Uma delas fala sobre aplicativos que atraem crianças para conteúdo adulto, personificam pessoas ou organizações, ocultam suas reais finalidades ou que forçam usuários a clicar em anúncios antes de usar o app, serão todos banidos.

Play Store

Já em relação aos aplicativos de criptomoeda, serão permitidos somente aqueles que gerenciam remotamente a sua mineração, mas qualquer um que pratique este ato será banido. Segundo o The Verge, a Apple também teve a mesma postura, banindo aplicativos de criação de criptomoeda, e declarando que os únicos aplicativos com este fim permitidos são os extraídos direto do dispositivo e com mineração baseada em nuvem.

Também está incluso na lista de proibidos os aplicativos que imitam ou copiam experiências já oferecidas por outros apps que já se encontram na loja. Serão removidos qualquer conteúdo que seja copiado sem que haja novidades junto da experiência já existente.

O Google ainda reitera: "aplicativos criados por uma ferramenta automatizada, serviço de assistente, ou com base em modelos e enviados ao Google Play pelo operador do serviço em nome de outras pessoas, não são permitidos".

Por fim, ainda foram adicionadas restrições para os aplicativos que lidam com venda ou publicação de armas de fogo. Mais especificamente, aqueles que "facilitam a venda de explosivos, armas de fogo, munição ou certos acessórios para armas de fogo" serão proibidos e banidos, assim como aqueles que fornecerem instruções sobre a fabricação das armas, explosivos, munição e qualquer outro tipo de artifício semelhante.