Nesta semana, o Google começou a disponibilizar para os proprietários do Chromecast novas opções de personalização através do aplicativo Google Home. Uma das maiores mudanças, e que agradou muito os usuários, foi a modificação do "plano de fundo" que agora é "modo ambiente".

Com isso, quando o Chromecast não estiver sendo usado, o usuário terá a possibilidade de ver imagens personalizadas como papel de parede em segundo plano. Isso faz com que seja necessário fazer o download de muitas fotos em alta resolução, o que também é uma ótima alternativa para quem possui preocupação com o alto consumo de dados.

Google Chromecast recebe atualização com redução de consumo de dados.
Google Chromecast recebe atualização com redução de consumo de dados. Exibição de imagens agradou os usuários.

Incluindo as novas opções de personalização aparecem os álbuns do Google Fotos, Facebook e Flickr, todos eles prometem o modo de baixo consumo de dados. O Chromecast, neste caso, apenas irá realizar o download da imagem uma vez e mostrará ela sempre que o aparelho não estiver sendo usado.

O mostrador de temperatura do Chromecast também está sendo redesenhado. Para completar, dentro do aplicativo Google Home, também será possível escolher entre mostrar ou exibir o nome do álbum de fotos que foi selecionado pelo usuário no protetor de tela, bem como a velocidade de exibição das imagens.

Mesmo com a chegada dos novos recursos, ainda não é possível desativar a exibição de imagens enquanto o Chromecast não está em uso. De qualquer forma, ao adicionar algumas opções de personalização, o Google começa a aperfeiçoar um pouco mais a experiência através do dispositivo.

O recurso já começou a ser disponibilizado através de uma atualização do aplicativo Google Home na Play Store. A implantação, no entanto, está sendo gradual e demorar um pouco para chega a todos os usuários.