O sistema operacional do Google, o Android, pode estar com os dias contados. Segundo rumores, a companhia está trabalhando em um substituto para o atual sistema desde agosto de 2016. Mesmo tendo passados quase dois anos, o Fuchsia, ao que tudo indica, não deverá chegar tão cedo assim.

De qualquer forma, o Google já está trabalhando em dois modelos com a nova plataforma. Os modelos, que ainda são protótipos, ainda não possuem data de lançamento.

Os possíveis aparelhos, chamados de Gauss e Astro, foram encontrados em códigos do Kernel do Fuchsia, o Zircon, que possui uma lista de fabricantes de hardware incluindo Intel, Broadcom, Amlogic, além de outras, e ainda os protótipos do Google.

O Gauss é o primeiro aparelho que aparece no código do Kernel do sistema operacional. Indicações recentes dão conta que ele contará com processador Amlogic A113 e 1 GB de memória RAM.

Fuchsia
Fuchsia

Conforme a própria fabricante do hardware, a Amlogic, o chipset é voltado para aplicações de áudio, como alto-falantes inteligentes. Com isso, indícios revelam que o Google está trabalhando em um aparelho de áudio no mesmo estilo do Google Home que irá rodar com o Fuchsia OS.

O segundo protótipo é o Astro também foi encontrado nos códigos do Kernel do Fuchsia. Conforme informações, o futuro aparelho contará com chipset Amlogic S905D2. Ele é fabricado em litografia de 14 nanômetros e com velocidade de até 1.9 GHz, este processador é direcionado para aparelhos com Android TV.

O sistema está sendo confeccionado de modo autônomo pelo Google com um núcleo próprio que não é baseado em Linux, como o Android, porém que deverá rodar aplicativos do atual sistema da companhia.

Ao que tudo indica, a ideia do Google é que o Fuchsia possa rodar em todos os dispositivos, desde smartphones a computadores.

Novidades deverão surgir ainda neste ano, mesmo assim, ainda não há qualquer indicativo de que o Google possa apresentar o sistema operacional em breve.