Na última semana, a Google lançou o aplicativo Friendly Pix, que chamou a atenção pela sua semelhança com o Instagram.  O principal objetivo da companhia era demonstrar o potencial do Firebase, um desenvolvedor de aplicativos da Google, trazendo o mesmo conceito de fotos e vídeos do rival.

A princípio, o Friendly Pix não foi criado para bater de frente com o Instagram, mas sim, para demonstrar à comunidade de desenvolvedores a capacidade do Firebase, uma ferramenta para criação e aplicativos multiplataforma da companhia de Mountain View, cuja ferramenta existe desde 2014 e possibilita a integração de maneira simplificada a diversos recursos de monitoramento.

O que define o aplicativo é simplicidade, sem a presença de menus e layouts poluídos, podendo se cadastrar na plataforma com poucos cliques ou pelo Facebook e conta do Google, e começar a postar vídeos e fotos, com a proposta de ser um app que não compromete o desempenho do smartphone.

Friendly Pix informa que o usuário não deve compartilhar informações confidenciais
Friendly Pix informa que o usuário não deve compartilhar informações confidenciais

Como o app ainda está em fase experimental, ele não conta com funcionalidades extras, como recursos de vídeos e outros filtros. Todas as imagens ficam disponíveis em uma espécie de feed público.

Após o fim do Orkut, a Google já lançou outras tentativas para ter uma rede social de destaque novamente, porém, as suas iniciativas como Google Buzz e o Google Wave não deram certo, a única que ainda existe é o Google+ que está integrado a diversos outros serviços da empresa. Contudo, o Friendly Pix conquistou desde que anunciado um público satisfatório e que nem mesmo a Google esperava.

O Friendly Pix que muitos já chamam como concorrente do Instagram, está disponível para iPhone (iOS) na App Store, podendo também ser acessado pela web sem restrições de país. Contudo, ainda não existe uma versão para Android, mas é possível acessá-lo pelo navegador do smartphone.