Em 2014, juntamente com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, o Material Design também foi anunciado. A sua ideia é unificar o design dos aplicativos e também serviços do Google em uma linguagem unificada, com visual mais flat, minimalista, limpo e com cores mais vibrantes. Todos aos aplicativos Android são baseados nele, o Google já implementou o visual em seus serviços, como YouTube, Drive e também no seu buscador. O Gmail, porém, ainda estava de fora.

A situação, agora, deverá mudar. De acordo com informações, em breve poderemos ver uma mudança de visual também no serviço de e-mails da companhia. Nas próximas semanas o Google deverá anunciar a novidade. O Android Authority já teve acesso de como ficará o Gmail após tal mudança.

O novo Gmail irá contar com recursos já vistos no aplicativo Inbox do Google, com aspectos do Material Design, respostas automáticas e o uso de visual em bolhas. Para completar, o Gmail ganhará uma barra lateral para facilitar o acesso para alguns aplicativos do Google, como o Calendar e o Keep.

Para completar, o Gmail irá oferecer três opções de organização de interface aos usuários. Confira abaixo:

-O padrão irá mostrar que tipo de anexo está presente em um e-mail, incluindo imagens, slides, documentos ou planilhas;

-O Confortável remove os ícones e exibe o clipe tradicional para indicar um anexo;

-O Compacto é capaz de diminuir o espaço em branco verticalmente.

Mudança deverá ser apresentada nas próximas semanas.

Por não se tratar de um anúncio oficial por parte do Google, não temos como informar quando realmente o novo visual estará disponível. Rumores indicam que poderá acontecer nas próximas semanas. Outros acreditam que o Google esteja reservando a novidade para o Google I/O, que irá acontecer entre 08 e 10 de maio deste ano. Vamos aguardar!