Agora, quem possui aparelhos celulares sem certificação da empresa terá mais uma dificuldade. O Google começou a bloquear o acesso a Google Play para tais aparelhos. O veto vale para o Google Apps, o pacote da companhia que inclui Gmail, Maps e ainda a loja oficial do Android.

O bloqueio faz parte de uma política mais seletiva da companhia com fabricantes de aparelhos que não seguem os padrões de desenvolvimento do software. A novidade irá atingir, principalmente, os aparelhos de marcas desconhecidas, clones e também os modelos piratas.

Celulares sem certificação devem perder acesso à Play Store.
Celulares sem certificação devem perder acesso à Play Store.

O Android é um sistema de código aberto, mesmo assim, o Google sempre exigiu o cumprimento de padrões de desenvolvimento para aparelhos que rodam o software. A cada nova versão do sistema lançada por algum fabricante, a companhia solicita o cumprimento de testes de compatibilidade para liberar o acesso aos Google Apps. Deste modo, empresas como Samsung, LG, Motorola, Sony e Xiaomi acabam submetendo os seus produtos pela certificação.

No entanto, o controle sobre o processo de licenciamento era menos restrito. Assim, mesmo sem a certificação do Google, celulares e tablets que não tinham uma procedência muito conhecida tinham acesso livre à Google Play. A mudança do Google vai de acordo com a preocupação crescente com a segurança do Android, que é alvo recorrente de vulnerabilidades.

Uma fonte ligada à indústria, segundo o XDA Developers, disse que a política mais restrita do Google com fabricantes de smartphones vem desde o ano passado. A companhia já havia alertado com antecedência sobre as novas medidas.

O bloqueio automático de todos os aparelhos não certificados teria iniciado em 16 de março. Os celulares bloqueados passam a mostrar um alerta em tela cheia comunicando sobre a restrição.