O Google, todo ano, lança o seu relatório de segurança. Seguindo essa ordem, a empresa fez uma avaliação de segurança em seus aparelhos móveis no ano de 2017. David Kleidermarcher, chefe de segurança do Google, disse que os aparelhos Androids são tão "seguros quanto os concorrentes".

"O sistema de segurança do Android avançou de forma significativa, e muitas das nossas proteções são referência ao mercado".

O executivo menciona que várias melhorias são as responsáveis para que isso aconteça, já que os aparelhos andam recebendo mais atenção tanto do Google quanto dos que são desenvolvidos por terceiros.

Google garante que seu sistema está mais seguro.
Google garante que seu sistema está mais seguro.

O relatório menciona que ainda é necessário realizar algumas medidas para conseguir manter o aparelho seguro, como baixar aplicativos somente da Google Play Store e usar serviços do Play Services.

Para completar, o Google explica que eles contam com um sistema de escaneamento que encontra aplicações potencialmente perigosas, o PHA na sigla em inglês, o Google Play Perfect. Através dele a empresa consegue remover cerca de 39 milhões de PHA com aproximadamente 1 milhão de dispositivos.

De acordo ainda com o relatório, o Google pretende acelerar a distribuição das atualizações de segurança, o que está valorizando as recompensas para quem encontrar bugs e falhas de segurança no Android.

Ao que tudo indica, o Google está bastante disposto a mudar a fama da fragilidade dos seis aparelhos e garantir a segurança de todos eles.