Na última quinta-feira (25) a Google apresentou um novo aplicativo, chamado de Bulletin, o app é focado em noticiário "hiperlocal" e permite que os usuários contribuam com informações sobre o fato.

O app funciona de forma que qualquer usuário que presenciar um fato, pode notícia-lo em texto, acompanhando o mesmo de imagens e vídeos. Aqueles que também tiverem informações sobre o relato, podem adicioná-las a notícia, em tempo real, funcionando com uma espécie de "lance a lance".

Exemplo de notícia feita através do Bulletin.
Exemplo de notícia feita através do Bulletin.

A iniciativa do Google busca fornecer uma espécie de plataforma, para moradores e até mesmo jornalistas, que cobrem regiões mais isoladas e que recebem pouca cobertura, possam divulgar e registrar fatos ocorridos nas localidades. Os links criados pelo Bulletin vão aparecer em pesquisas e redes sociais, tendo também maneiras muito fácil de compartilhamento. O serviço é leve e fácil de usar, fazendo com que qualquer pessoa consiga produzir conteúdos sem problemas.

Acidentes de trânsito, enchentes, incêndios, assaltos e acontecimentos positivos, como eventos serão as publicações que receberão mais atenção.

Ainda não existem informações acerca de edição ou moderação dos conteúdos por parte da Google. Afinal, notícias falsas e abusos podem acontecer. O Bulletin está em fase de testes em duas cidades norte-americanas, Nashville e Oakland, e logo deve sofrer expansões, para chegar ao Brasil ainda deve levar algum tempo. Mas até lá você pode ficar de olho no site oficial do projeto.