Como bem sabemos, a distribuição do Android é bastante lenta, sendo que a versão mais recente do sistema, o Oreo, chegou para uma parcela pequena de usuários. O Google, recentemente, publicou uma nova tabela de distribuição das versões do Android, atualizada com dados até o dia 11 de dezembro.

Como novidade, o Android 8.0 Oreo ultrapassou o Gingerbread. Agora, a versão mais atual, que chegou há cerca de três meses, possui 0,5% do total de usuários no mundo todo, ou seja, 0,1 ponto percentual a mais que a versão mais antiga que ainda estava presente no gráfico.

Android Oreo consegue ultrapassar versão mais antiga do sistema.
Android Oreo consegue ultrapassar versão mais antiga do sistema.

O Oreo, como podemos perceber, praticamente dobrou a sua fatia de mercado em relação ao mês anterior, quando somava 0,3%. Deste modo, teve um aumento de 0,2 ponto percentual.

Porém, as versões mais antigas (Jelly Bean, Kit Kat, Lollipop, Marshmallow e Nougat) somam 98,6%. O Nougat possui 20,6% de participação, já o Marshmallow possui 29,7% e possui a maior fatia. O Lollipop possui 26,3%.

A mais recente versão do Android, a versão 8.1 Oreo ainda não aparece na lista dos mais usados.  A atualização foi liberada há poucos dias, sendo assim, é natural que demore para chegar para mais usuários.

As versões com menos de 0,1% de fatia não foram consideradas, mesmo assim, não desapareceram por completo.