Nesta quinta-feira (7), o Google anunciou uma parceria com empresas de telefonia, fabricantes de smartphones e com a GSMA, para substituir o atual serviço de SMS por um padrão universal, o RCS (Rich Communication Service).

As mensagens RCS possibilitam novos recursos para os usuários das operadoras de telefonia, como a capacidade de criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, bem como ler recibos e compartilhar fotos e vídeos de alta resolução. Elas estarão presentes de modo automático no app Android Mensagens, através de uma atualização.

Google revela nova parceria para evolução de sistema de mensagens de texto.
Google revela nova parceria para evolução de sistema de mensagens de texto.

"Um dos aspectos mais poderosos da evolução para o RCS é a capacidade de melhorar em larga escala a experiência de mensageria, independentemente da operadora, país ou tipo de dispositivo. No ano passado, trabalhamos com nossos parceiros para levar o padrão RCS para pessoas na Europa, América do Norte e Ásia. Hoje, estamos felizes de anunciar que estamos trazendo as mensagens RCS para a América Latina com nossos parceiros América Móvil (no Brasil, Claro), Telefônica (Vivo, no Brasil), AT&T no México e Oi, cujos clientes representam mais de 2/3 de todos os assinantes móveis da América Latina", diz o comunicado oficial.

A responsável pela operação será a nuvem Jibe RCS do Google e contará com integração entre as redes através do Jibe RCS Hub. Deste modo, será possível que um assinante de uma operadora brasileira consiga trocar mensagens com um cliente de uma empresa dos Estados Unidos, por exemplo.

Vale mencionar que o acordo não será válido somente para o continente americano. As empresas América Móvil e Telefônica também irão lançar o padrão de mensagens RCS nos mercados da Europa.

Recentemente foi realizada uma pesquisa em que mostrava que 62% das operadoras pretendiam abandonar o SMS e adotar o sistema RCS em até dois anos.

O serviço RCS ficará disponível para os assinantes da América Móvil (Claro), AT&T (no México), Oi e Telefônica (Vivo) em breve.