Na semana passada, na quinta-feira (23), um anúncio falso estava aparecendo no topo da página de buscas do Google quando os usuários estavam pesquisando pela palavra Amazon. Isso tudo foi possível porque hackers elaboraram um esquema em que usava a credibilidade de empresas renomadas como o Google, Amazon, Microsoft e Facebook para conseguir enganar os usuários.

O caso aconteceu nos Estados Unidos e quando uma pessoa clicava no link acabava sendo redirecionado para um web app hospedado no Facebook, que acabava levando para a página do golpe.

Anúncio falso da Amazon levava usuários para página falsa.
Anúncio falso da Amazon levava usuários para página falsa.

Conforme a CBS, o usuário, na página do golpe, recebia um suposto alerta da Microsoft de que o computador estava infectado com um malware. Assim sendo, o usuário era solicitado para telefonar para um número de suporte para conseguir resolver o possível problema.

Quando alguém realmente ligava para o número mencionado, a atendente dizia que para solucionar o problema era necessário realizar o pagamento de US$ 150.

Tudo o que estava sendo feito tinha como objetivo contornar os sistemas de detecção do Google que acabou hospedando o anúncio. A rede social, por sua vez, não encontrou problemas já que não contava com vírus e acabou liberando o uso dele.

Assim que o golpe foi revelado, o Google retirou o anúncio ainda na semana passada, porém, não se sabe quantos usuários acabaram no golpe.