Algumas empresas de tecnologia oferecem recompensas para quem encontrar vulnerabilidades em aplicativos ou mesmo sistema. A medida é muito eficaz, já que beneficia quem encontrou e ainda deixa tudo mais confiável.

O Google, na intenção de deixar o Android cada vez mais seguro, além das recompensas para quem encontra problemas no código do próprio sistema operacional, também quer incentivar que os desenvolvedores encontrem falhas em aplicativos.

Google oferece recompensas para quem encontrar falhas em aplicativos de sua loja.
Google oferece recompensas para quem encontrar falhas em aplicativos de sua loja.

Na quinta-feira (19), durante o Playtime, programa para desenvolvedores, a companhia lançou o Google Play Security Reward, que irá pagar até US$ 1.000 para quem encontrar vulnerabilidades em aplicativos do Android, além do valor pago pela própria empresa que é responsável pelo aplicativo.

Inicialmente, apenas alguns aplicativos selecionados estão dentro do esquema: Alibaba, Dropbox, Duolingo, Headspace, Line, Snapchat e Tinder. Futuramente, a ideia incluir outros, até que se estenda para todos desenvolvedores que queiram participar do programa.

O Google deixa claro que quer saber da brecha apenas após que ela seja solucionada. Somente assim o hacker poderá pedir o dinheiro.

O programa também está direcionado para aqueles que encontrarem brechas que coloquem a segurança dos aplicativos e também dos seus usuários em risco. Assim sendo, falhas como itens no menu que não funcionam, objetos da interface fora do local, por exemplo, não são de interesse do Google.