Para manter o seu mecanismo de busca em navegadores de outras empresas o Google desembolsa algumas fortunas. Tudo isso porque é justamente daí que a companha mantém a principal fonte de renda, assim sendo, ela não poupa esforços para se manter como a mais atuante neste departamento.

Para empresas como a Apple, isso também é uma fonte de renda. Mesmo que ela não tenha um produto concorrente ao mecanismo de buscas do Google, a Maçã poderia favorecer outro serviço.

Google gasta R$ 22,8 bilhões para manter as buscas em plataformas de outras empresas.

Neste ano, para se manter como padrão no Safari, o Google já teria desembolsado à Apple US$ 3 bilhões.

O Bloomberg cita que o Google gastou US$ 7,2 bilhões somente no ano passado para conseguir permanecer como padrão nas principais plataformas. A empresa também precisa pagar para se manter à frente do próprio Android, já que fabricantes como Samsung, LG, Lenovo e ainda outras poderia mudar as regras em suas ROMs customizadas.

O valor atual chega ser o triplo do que foi gasto em 2012. Os detalhes dos acordos são mantidos em sigilo, mesmo assim, os analistas acreditam que o grande vilão no aumento dos custos é realmente o acordo com a Apple.