Na quarta-feira (4), o Google fez uma série de revelações. Além dos aguardados smartphones Pixel, a companhia apresentou os Pixel Buds, os primeiros fones Bluetooth. Como diferencial, o aparelho é projetado para funcionar também como um tradutor simultâneo para permitir que o usuário possa manter uma conversa com outra pessoa que fale um idioma diferente.

O fone em questão pode ser pareado com qualquer aparelho celular, porém, o recurso de tradução, em razão da integração com o Google Tradutor, funciona somente com o Google Pixel.

Fones do Google conseguem traduzir simultaneamente até 40 idiomas.
Fones do Google conseguem traduzir simultaneamente até 40 idiomas.

O funcionamento dos Pixel Buds é simples, ou seja, é necessário colocar o fone no ouvido, ele reconhece o som exterior e transfere o áudio através do Google Tradutor, e com isso direciona a mensagem traduzida para o ouvido do usuário em um idioma familiar.

Ele não é capaz de traduzir a fala do usuário para que as demais pessoas possam compreender o que está falando. No entanto, conforme demonstração no palco, caso as duas pessoas estiverem usando os fones ao mesmo tempo, mesmo falando idiomas diferentes, a conversa pode existir.

Vale mencionar que os Pixel Buds não são os primeiros fones a prometer o recurso de tradução simultânea, porém, estes são os únicos que devem cumprir o prometido, já que usa a tecnologia do Google Tradutor. O Google diz que os fones funcionam em até 40 idiomas diferentes.

Os Pixel Buds serão disponibilizados pelo valor de US$ 160, com bateria suficiente para 5 horas de uso. O aparelho chega com uma case, que serve tanto para facilitar o transporte, como também armazenar energia para recarregar os fones e atingir mais de 24 horas de uso.