O Google, há alguns meses, desativou discretamente o NFC Smart Unlock, um recurso que permitia aos usuários o desbloqueio de seus aparelhos Android apenas com um token físico ou mesmo um cartão. A companhia, no entanto, esqueceu um detalhe muito importante: avisar os usuários sobre o desligamento do recurso.

O fato acabou deixando muitas pessoas confusas. A remoção acabou sendo confirmada por um funcionário do Google através de um relatório publicado no Issue Tracker da empresa, em resposta aos usuários que acabaram reportando o problema ao tentar utilizar o recurso.

Discretamente, Google acaba com recurso de segurança.
Discretamente, Google acaba com recurso de segurança.

Ele comentou que o "recurso foi reprovado para novos usuários", alegando que a "opção será escondida" para qualquer pessoa que ainda não seja um usuário NFC existente.

O post foi de ontem (27), por nem todos acessarem o Issue Tracker, apenas poucas pessoas ficaram sabendo do desligamento. Um usuário do Reddit acabou reportando o comunicado nos fóruns para a comunidade Android. Agora, o desbloqueio inteligente via NFC não está mais acessível para os usuários.

Para completar, quem tiver ainda acesso ao recurso precisa evitar de sair da sua conta ou mesmo atualizar o dispositivo, caso for, o recurso irá desaparecer.

A estratégia do Google parece não ter sido a melhor. Ela preferiu não comunicar os usuários sobre o fim do desbloqueador, e quando fez, foi em um local de pouca visibilidade. Atitude um tanto quanto estranha.