O Google anunciou a suspensão temporária da funcionalidade de geração de imagens do Gemini, sua inteligência artificial generativa. Esta decisão vem após as duras críticas que a plataforma vem sofrendo. O motivo: muitos usuários estão reclamando por causa das inconsistências na precisão das imagens que a ferramenta tem gerado. O Google pausou a ferramenta e diz que está comprometido em solucionar o problema.

Google suspende o Gemini, sua plataforma de IA

De acordo com o The Verge, alguns prompts no Gemini tem gerado imagens totalmente fora de contexto e bem longe do que o usuário te solicitado. Por exemplo, ao pedir que a ferramenta gerasse uma imagem de "soldados alemães na Segunda Guerra Mundial", a plataforma criou representações visuais de soldadas asiáticas.

A resposta de Gemini ao pedido: Gere uma imagem de um soldado alemão de 1943. (Foto: Gemini/Reprodução)
A resposta de Gemini ao pedido: "Gere uma imagem de um soldado alemão de 1943". (Foto: Gemini/Reprodução)

Outro exemplo é que a plataforma gerou imagens de pessoas negras para representar os "Founding Fathers of United States" (Os Pais Fundadores dos Estados Unidos, em inglês), sendo que todos são pessoas brancas, como John e Samuel Adams, George Washington (que se tornou o primeiro presidente), Thomas Jefferson, George Clymer, Benjamin Franklin, George Tylor e George Rea.

Google quer resolver o problema

O Google se comprometeu em resolver essas questões durante a pausa na funcionalidade do Gemini, esperando retomar o serviço em breve. Durante esse período, os usuários podem continuar utilizando o Gemini para gerar imagens de outros temas, como paisagens, cenários e produtos.

Lançado em fevereiro de 2024, o Gemini é a resposta do Google aos serviços oferecidos pela OpenAI e Microsoft. Apesar de uma breve interrupção, a empresa busca fortalecer a funcionalidade, permanecendo competitiva no segmento de tecnologia.

Fonte