O que parecia ser uma das grandes histórias do ano para os jogos independentes acabou virando uma grande polêmica. O Indie Game Awards anunciou no sábado (20) a desclassificação de Clair Obscur: Expedition 33, retirando do jogo os troféus de Jogo do Ano e Melhor Jogo de Estreia. O motivo foi a confirmação do uso de inteligência artificial generativa durante o desenvolvimento, algo que vai contra as regras da premiação.

Indie Game Awards proíbe uso de IA

Segundo a organização do evento, todos os estúdios precisam preencher um formulário detalhando o processo de criação do jogo. No caso da Sandfall Interactive, responsável por Clair Obscur, a informação enviada inicialmente dizia que nenhuma ferramenta de IA generativa havia sido usada. No entanto, após a votação e com a cerimônia já gravada, o próprio estúdio confirmou que recorreu à tecnologia em parte da produção.

O comitê do Indie Game Awards deixou claro que a decisão foi unânime. A premiação mantém uma política rígida contra o uso de IA generativa tanto no processo de nomeação quanto durante o evento. Mesmo com a empresa dizendo que substituiu as artes geradas por IA em atualizações do jogo, a organização reforçou que o simples uso do recurso já configura quebra de regulamento.

The IGAs Nomination Committee is officially retracting Debut Game and Game of the Year, awarding both categories to new recipients. Additionally, we are retracting one of the Indie Vanguard recipients. Full details can be found in our FAQ under Game Eligibility: www.indiegameawards.gg/faq

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— The Indie Game Awards (@indiegameawards.gg) 20 de dezembro de 2025 às 15:45

Em comunicado oficial, o evento explicou que, se a informação tivesse sido declarada corretamente desde o início, Clair Obscur: Expedition 33 sequer teria concorrido. Por isso, a decisão foi manter a desclassificação e redistribuir os prêmios.

"O The Indie Game Awards mantém uma posição contra o uso de IA generativa durante o processo de indicação e ao longo da própria cerimônia. Quando foi enviado para indicação, representantes da desenvolvedora Sandfall Interactive concordaram que não houve uso de IA generativa no desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33", diz o comunicado, que finaliza dizendo que: "À luz da Sandfall Interactive ter confirmado o uso de IA generativa no dia da cerimônia do Indie Game Awards 2025, isso desqualifica Clair Obscur: Expedition 33 de suas indicações."

Quem ficou com os prêmios agora?

Com a retirada do jogo francês, os troféus mudaram de mãos. Blue Prince passou a ser oficialmente o Jogo do Ano, enquanto Sorry We’re Closed ficou com o prêmio de Melhor Jogo de Estreia. Para manter a tradição do Indie Game Awards, os novos vencedores vão gravar discursos que serão divulgados posteriormente aos fãs.

A organização não revelou exatamente quais artes ou imagens de Clair Obscur foram criadas com ajuda de inteligência artificial. A Sandfall Interactive afirma que esses materiais foram corrigidos ainda durante o lançamento, mas isso não foi suficiente para reverter a decisão.

Sobre o jogo

Apesar da polêmica, Clair Obscur: Expedition 33 segue sendo reconhecido como um jogo de destaque. Lançado em 2025 para consoles e PC, o RPG chamou atenção pela direção de arte inspirada na Belle Époque francesa e por um sistema de combate que mistura turnos clássicos com ações em tempo real, como esquivas e contra-ataques.

A história acompanha a Expedição 33, um grupo que tenta impedir a Paintress, uma entidade que apaga pessoas da existência ao atingirem uma idade específica. O enredo aborda temas como morte, luto e a tentativa de quebrar um ciclo que se repete há gerações, com foco forte nos personagens e em suas relações.