Desde 1997, a franquia Grand Theft Auto, tem sido uma das séries mais icônicas na história dos videogames. Com mundos abertos impressionantes, narrativas marcantes, personagens memoráveis e um bom toque de sátira ao mundo real, a franquia costuma trazer muita inovação. De Liberty City a Los Santos, confira os 5 melhores jogos da série, que é um fenômeno cultural e um dos pilares mais importantes da indústria.

1. Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas é um dos jogos mais icônicos da história dos videogames, sendo certamente o melhor GTA já lançado. No jogo, acompanhamos a jornada de Carl "CJ" Johnson, protagonista que retorna à sua cidade natal e se envolve em uma trama repleta de gangues, crime, lealdade e corrupção. Com um vasto mundo aberto, San Andreas é até hoje um dos títulos mais impressionantes do gênero.

Sendo um salto muito grande para os games na época, o título desenvolvido pela Rockstar ofereceu possibilidades que até então não existiam. Expandindo o conceito de mundo aberto vivo e repleto de atividades, GTA: San Andreas é um grande marco para a indústria, sendo até hoje um jogo extremamente divertido e competente.

Imagem: Rockstar Games
Imagem: Rockstar Games

2. Grand Theft Auto V

Ambientado em Los Santos, cidade fictícia inspirada em Los Angeles, Grand Theft Auto V também é um marco da indústria. Sendo um jogo "imortal", GTA V continua aparecendo entre as listas de jogos mais vendidos/baixados atualmente, com um mundo online que se mantém extremamente popular. Em sua campanha, o jogo inovou ao permitir que os jogadores acompanhassem a história de três protagonistas: Michael, um ex-assaltante de banco; Franklin, um ladrão de carros; e Trevor, um criminoso violento e insano.

Assim como San Andreas, GTA V também impressionou bastante com seu mundo aberto, fazendo com que a franquia da Rockstar elevasse o nível do gênero mais uma vez, oferecendo um mundo vasto, com muitas atividades e diversos detalhes.

Imagem: Rockstar Games
Imagem: Rockstar Games

3. Grand Theft Auto: Vice City

Inspirada em Miami nos anos 1980, Vice City é o palco de um dos melhores jogos da franquia de mundo aberto da Rockstar. Contando a história de Tommy Vercetti, um ex-presidiário que busca ascender no submundo do crime, o título oferece uma narrativa repleta de traições, drogas e corrupção.

Entregando uma ótima história do mundo do crime, Grand Theft Auto: Vice City é divertido e cativante. Além de um estilo visual muito marcante, também é importante citar a ótima trilha sonora do jogo, que certamente aparece entre os pontos positivos.

Imagem: Rockstar Games
Imagem: Rockstar Games

4. Grand Theft Auto IV

Em Grand Theft Auto IV, acompanhamos uma narrativa que segue Niko Bellic, um imigrante do Leste Europeu em busca do "sonho americano". Como estamos falando de GTA, é claro que não demora muito até que Niko se envolva com o submundo de corrupção e crime.

Com GTA IV, a Rockstar testou novas possibilidades e mecânicas inéditas na franquia, incluindo sistemas que vão muito mais para o lado do realismo. Tanto na física quanto na interação com o mundo, o jogo apresentou características próprias. Além disso, o título protagonizado por Niko também se destaca por entregar uma trama sombria e tensa.

Imagem: Rockstar Games
Imagem: Rockstar Games

5. Grand Theft Auto III

Grand Theft Auto III é um dos títulos mais importantes e memoráveis da série desenvolvida pela Rockstar, pois foi o primeiro jogo da franquia a apresentar uma experiência em mundo aberto em 3D. Ambientado em Liberty City, cidade que voltaria a aparecer na franquia alguns anos depois, o título mostra a história de Claude, o protagonista que se deu mal após uma tentativa de assalto que deu errado.

Com uma narrativa repleta de traição e vingança, GTA III tem o carinho dos jogadores por ser o primeiro a oferecer um mundo aberto mais robusto, iniciando uma nova era da franquia com o pé direito.

Imagem: Rockstar Games
Imagem: Rockstar Games