Immortals of Aveum entrega uma trama interessante aos jogadores, apesar de também possuir uma boa dose de clichê, na medida em que seus diálogos são em grande parte do tempo bem escritos e os personagens se mostram interessantes, com carisma e bom humor. Porém, chegar ao fim da trama do jogo pode se tornar um grande desafio a partir do momento em que o mesmo começa a se mostrar como um título bastante repetitivo.

Com boas ideias, e um gameplay que tem seu brilho em certos momentos de combates frenéticos, o jogo desenvolvido pela Ascendant Studios, e publicado pela Electronic Arts, acaba se perdendo no level design. Há uma sensação muito forte de que falta variedade ao gameplay, ainda que você possua três tipos de magias diferentes para usar.

A trama de Immortals of Aveum funciona

Immortals of Aveum não apresenta uma trama que encanta por possur um nível de escrita muito elevado, nem mesmo tenta fazer algo muito grandioso. Porém, aqui temos uma jornada clichê que acaba sendo bem executada. Seguindo alguns passos da técnica do caminho herói, o jogo conta com um protagonista que perde tudo, recebe o chamado da aventura, é treinado por um mestre e finalmente atinge a maturidade para enfrentar seu maior inimigo. Existem também outros passos da jornada, mas não adentraremos neles para evitar spoilers.

A aventura é protagonizada por Jak, um personagem bastante carismático que é capaz de criar algum tipo de ligação com o jogador, muito pelo bom trabalho de atuação. Com piadas e provocações constantes, o personagem principal tem um carisma próprio, tornando-se facilmente um rosto amigável. Jak também é acompanhado por outros personagens bem escritos, que normalmente participam de diálogos que tiram algumas risadas dos jogadores.

A trama funciona (imagem: Oficina da Net)
A trama funciona (imagem: Oficina da Net)

Enquanto desenvolve com seriedade sua trama, Immortals of Aveum também recorre muito para o humor e sarcasmo, o que funciona. As piadas e comentários sarcásticos aparecem em momentos certos, sem fazer com que os personagens "forcem a barra" na tentativa de arrancar risadas.

Ao longo da jornada, me senti interessado em avançar para descobrir os próximos acontecimentos da trama. Ao mesmo tempo em que tudo é bastante simples, tudo também é bastante interessante. As motivações dos personagens são aceitáveis, e todos aqueles com maior destaque acabam sendo bem utilizados dentro de suas possibilidades. Um acontecimento ou outro acabam sendo bem lógicos antes mesmo de se realizarem, mas nada que tire atrapalhe muito a forma como as coisas são bem executadas.

O combate é repetitivo

Em Immortals of Aveum, Jak, o nosso personagem, é o que chamam de Triarca. Alguém que pode usar os três tipos de magia que existem neste mundo. Após descobrir seu dom em um momento de dor profunda, Jak é recrutado pela Ordem dos Imortais para ajudar a acabar com a tirania de quem causou seu sofrimento.

Dominando os três tipos de magia, sendo eles azul, verde e vermelho, Jak é capaz de realizar diversos ataques mágicos, o que permite ao jogador encontrar algo que se assemelha com variedade no começo do jogo. O grande problema é que tudo se torna repetitivo muito rápido, e o jogo deixa a sensação de que a magia não foi bem aproveitada.

O combate é cansativo (imagem: Oficina da Net)
O combate é cansativo (imagem: Oficina da Net)

Embora Jak possua três tipos de magia, não é assim tão prático alternar entre elas, o que faz com que este não seja um jogo onde você fará muitos combos com elementos diferentes. Além disso, o combate também não permite combar já que os inimigos são mais vulneráveis contra cores específicas, o que faz com que você precise repetir muitas vezes a mesma magia.

Embora sejam três "elementos" diferentes, os golpes não são assim tão variados. Infelizmente a árvore de habilidades também não contribui para que o combate se torne mais versátil, já que grande parte das skills apenas aumenta seus atributos, mas não oferece movimentos e golpes novos de fato. No fim das contas, você pode enjoar rápido de um combate que de primeira parece interessante e frenético. Em algum momento, você começa a torcer para que não apareçam mais inimigos, pois você só quer chegar logo no final da história para descobrir o que acontece.

Pouca variedade geral de gameplay

Além do combate se tornar repetitivo muito rápido, Immortals of Aveum também apresenta pouca variedade geral de gameplay. Embora o jogo possua algumas mecânicas de locomoção, na maior parte do tempo a movimentação do jogo é lenta e pouco interessante.

Além disso, avançar nos cenários é bem menos divertido do que poderia ser caso os desenvolvedores aproveitassem melhor o uso da magia e outros equipamentos em cada ambiente. Neste sentido há também muita repetição para progredir. Os puzzles, que aparecem em alguma quantidade na jornada, são pouco interessantes e também são usados praticamente da mesma forma do começo ao fim da aventura. Não propondo praticamente nenhum desafio ao jogador, os puzzles do jogo parecem estar ali apenas para aumentar algumas horas de gameplay de maneira nada interessante.

Ótimas expressões faciais

Embora no geral Immortals of Aveum não seja um jogo que se destaca no visual, já que o título possuis gráficos dentro de padrões aceitáveis para a geração atual, algo que chama bastante atenção são as expressões faciais dos Immortals of Aveum não é um jogo excelente, mas também não chega a ser uma decepção completa. Particularmente, senti que, para as minhas expectativas, o que recebi foi um resultado que cai mais para o lado positivo da balança.

A magia poderia ser melhor utilizada, tanto nos combates quanto na movimentação, o que certamente acrescentaria muito ao gameplay que apenas apresentou indícios de algo que poderia ser interessante. Porém, os personagens carismáticos e a trama podem acabar compensando os problemas. Quando os créditos subiram, senti que a jornada havia sido ok.

Os diálogos são interessantes (imagem: Oficina da Net)
Os diálogos são divertidos de assistir (imagem: Oficina da Net)

O veredito

Immortals of Aveum não é um jogo excelente, mas também não chega a ser uma decepção completa. Particularmente, senti que, para as minhas expectativas, o que recebi foi um resultado que cai mais para o lado positivo da balança.

A magia poderia ser melhor utilizada, tanto nos combates quanto na movimentação, o que certamente acrescentaria muito ao gameplay que apenas apresentou indícios de algo que poderia ser interessante. Porém, os personagens carismáticos e a trama podem acabar compensando os problemas. Quando os créditos subiram, senti que a jornada havia sido ok.

Immortals of Aveum
7.0
Prós
  • Bom protagonista
  • História interessante
  • Personagens carismáticos
  • Ótimas expressões faciais
Contras
  • Combate se torna muito repetitivo
  • Pouca variedade de gameplay
  • A magia poderia ser melhor utilizada