Recebi o F1 23 da EA para analisar, depois de ter jogado já alguns F1 durante os anos, foi o 23 que me fez ir além e te conto como foi a experiência de jogar um dos, senão o melhor simulador de Fórmula 1 que existe. Eu conto como foi a minha experiência de trocar de controle para um volante, quem curte pilotar em games e não tem um volante, precisa ler isso.

Ponto de frenagem

Ponto de frenagem é uma história. É também o melhor jeito das pessoas, principalmente iniciantes, começarem o game. Na primeira vez que você corre, ele define o nível de dificuldade conforme foi as suas ultrapassagens.

O ponto de frenagem, seria o modo single player do game, conta a história da Konnersport Butler Racing Team, equipe nova na F1 (ALERTA DE SPOILER, se não quiser saber da história, passe para o modo Grandprix). Na equipe estão Butler pai e filho, o pai dono da equipe o filho um dos pilotos, junto com Aiden Jackson. Os dois pilotos não se dão muito bem, pela arrogância de Devon Butler. Na primeira temporada, em 2022, a equipe é composta por esses dois pilotos. Correndo por fora na F2 está Callier Mayer, que é irmã de Butler, ela vence a F2 e fica sem equipe para 2023.

Devon e Callie em uma cutscene
Devon e Callie em uma cutscene

Eis que Devon começa a ir mal nas corridas, sem saber ao certo o que está acontecendo com ele, foi então que o gerente da equipe exigiu que Devon fizesse exames médicos onde constaram um problema de audição. O novo gerente de equipe que entrou em 2023 faz a indicação de Callie como sendo a piloto para substituir Devon, que sai da F1. Butler pai, não concorda, por seu preconceito com uma mulher pilotando F1, por mais que seja a sua filha. Ela também nega o convite pela primeira vez, ela odeia o pai, por nunca a ter apoiado, tanto que ela muda o nome, não usa Butler no sobrenome e sim Mayer, nome herdado de sua mãe.

Passa um pouco o tempo e Callie aceita o pedido, assim como Butler pai, e a história continua até o final da temporada, com Callie se dando bem, afinal estava ali por seu merecimento em vencer a temporada 22 da F2, e não exclusivamente por ser filha do dono da equipe. Foi uma abordagem boa do tema, gostei bastante. As cutscenes são muito cinemáticas, bom enredo. É divertido jogar e você se sente imerso a competição.

Modo Grandprix

Visão sem UI
Visão sem UI

O Modo Grandprix é onde você pode jogar uma corrida, seja fazendo o final de semana inteiro, com treinos livres, tomada de tempo e é claro a corrida. Pode configurar para a corrida ser muito curta, com 5 voltas, ser curta com 35% das voltas ou média e completa. 5 voltas você não precisa parar nos boxes, 35% já se faz necessário 1 parada e assim por diante. Conforme aumenta a quantidade de voltas, a estratégia também muda, às vezes você perde por escolhas erradas de pneus, entrar nos boxes antes ou depois do tempo certo. No modo Grandprix você pode escolher se os carros são equiparados ou não.

Grandprix Multiplayer

É o modo Grandprix com multijogadores. Testei as formas online do game, posso dizer que é o ponto onde ainda precisa melhorar. Há muitos jogadores iniciantes, e até aí tudo bem. O problema é quando você entra num lobby (criado por outro jogador) e ao começar a correr e chegar na primeira curva os outros competidores chegam atropelando, você não perde o carro e não destrói, mas gira, perde tempo e tem que recuperar tudo novamente. Há modos em que as primeiras voltas isso não acontece, os carros ficam fantasmas, já justamente para evitar acontecimentos como esses, mas nem todos os lobbys foram assim.

Modo tomada de tempo

É no modo tomada de tempo que você pode aprender bastante sobre as pistas e dinâmica de pilotagem. Você pega qualquer carro, eles no modo tomada de tempo são equiparados, a RedBull não é melhor que uma Haas. Então parte para a volta rápida e assim como na F1, se exceder o limite da pista, a volta é invalidada.

Fez uma boa volta, agora seu tempo vai parar num quadro histórico do F1, lá ficam registradas as voltas de todo mundo que jogou o game naquela pista, e é agora que a coisa começa a ficar legal. Fez uma volta e ficou na posição 30456. Ok, o jogador da posição 30455 será o seu novo rival, assim como o seu tempo anterior. Os dois tempos passam a ser um fantasma na sua frente que você precisa bater. Para evoluir na pista é ótimo, você consegue ver onde o rival foi melhor e pode aprender a entrar na curva melhor, pode aprender a frear melhor para fazer a chicane, pode ver que ao invés de fazer a curva em 4ª marcha pode fazer em 5ª.

Mas o mais prazeroso é você sentar para jogar, fazer umas duas ou três voltas para aquecer e depois meter o pé, vendo o DELTA (tempo em relação a melhor volta sua) ir diminuindo, ao cruzar a linha de chegada a euforia é tanta que você fica pronto para a próxima volta. Foi nesse ponto que eu comecei a entender melhor a F1 de verdade, e o quão ela é divertida para os pilotos.

F1 World

Os modos de jogo estão dentro de F1 World, GrandPrix solo ou multiplayer, Tomada de tempo, Serie, todos eles somam pontos e vão dando prêmios para você ir evoluindo o seu carro no F1 World. À medida que progride no F1 World, você ganha acesso a melhorias conhecidas, tais como componentes (por exemplo, freios e transmissões) e membros da equipe. Os membros da equipe englobam o chefe, estrategista, líder de P&D e patrocinadores. Cada um deles pode ter contratos que propõem alterações na jogabilidade. Você pode desmontar as melhorias que não deseja para gerar recursos que serão utilizados na produção de outros itens.

Modo Carreira

É no modo carreira que você pode jogar todos os circuitos como se fosse uma temporada. Existem três formas de você jogar, como piloto, como dono de equipe ou ainda dono de equipe e piloto. Jogando como piloto, você vai participar das competições, mas não precisa se preocupar muito com a evolução do carro.

Jogando como dono de equipe, ou piloto dono, vai ser necessário você cuidar da relação financeira da equipe, da evolução do carro, estrutura de evolução das áreas aerodinâmica, cinemática entre outras. É muito legal para quem gosta de games de gerenciamento ou jogava F1 Manager, por exemplo.

Ser dono de equipe e pilotar será o modo Carreira mais difícil, pois o carro não é bom, há muito chão para a equipe nova desenvolver, as saídas de curva você vai equiparar com outros carros, mas na reta eles aceleram muito mais, até mesmo as equipes mais fracas da F1. Aí que entra o gerente da equipe para decidir quais pontos do carro precisam mais atenção, você começa a entender como as coisas funcionam e com o passar das corridas o carro melhora, mas será somente na segunda temporada que pode dizer que o carro ficou competitivo. Se tiver esse tempo todo para jogar, é divertido demais ver a evolução.

Como é a jogabilidade?

Deixo aqui um dos pilotos de ESports que joga F1 como gameplay para você ver a jogabilidade:

Vídeo incorporado do YouTube

Jogo F1 desde 2015, não joguei todos, joguei o 15, 16, 19, 21, 22 e agora o 23. Antigamente, lá pelos primórdios de 2003 jogava F1 no teclado, o game, lembro que tinha que pressionar o F2 para desativar a frenagem automática, que te travava bastante nas curvas, então era nas saídas de curvas que desativava o freio e ele ia mais rápido. O game evoluiu e agora o sistema está mais inteligente, passei a jogar no controle, que ainda assim é muito complicado. Mas a experiência foi melhorando e comecei a tirar uns bons tempos (melhores que os que tinha feito).

Desative a assistência aqui, desative algo ali e você vai evoluindo. Ainda não estava satisfeito, foi então que parti para algo que sempre quis, comprar um volante. Pesquisei alguns modelos e o G920 da Logitech para mim seria um ótimo volante, encaixava com o que buscava para não ser um produto tão de entrada e nem algo tão caro quanto os modelos da Fanatec. O preço de R$1799 me assustou, abri o Facebook e "milagrosamente" no marketplace apareceu sem eu pesquisar um volante G920 à venda na minha cidade, contatei o rapaz que vendia e fechei um semi-novo, com 9 meses de uso, pouco uso, por R$ 1300.

F1 23 com volante G920 da Logitech
F1 23 com volante G920 da Logitech

Show, agora tenho um volante, vou arrebentar no F1, foi o que pensei. Cheguei todo pimposo em casa, liguei ele em frente a TV, pensei, vou desativar todas essas assistências e mandar o pé no fundo. Hahahaha, passei raiva, isso sim. Tudo aquilo que eu fazia com o controle foi por água abaixo, não conseguia sair de uma curva direito. Agora tinha novamente toda a curva de aprendizagem de guiar com um volante. Primeira coisa, ativei várias assistências de novo, controle de tração, câmbio automático, só deixei desativado o controle de direção e freios.

Eu pilotando no Ponto de Frenagem
Eu pilotando no Ponto de Frenagem

Precisava aprender a manter o carro dentro da pista, esse era o meu principal objetivo. Foi então que comecei a aprender a frear, fazer as curvas, estava apto ao próximo ponto, ativar o câmbio manual, usar as aletas do volante para ajudar a frenagem com o freio motor. O passo dois foi dado e comecei a gostar, usava o modo Tomada de Tempo para ir evoluindo, estou agora "treinando" algumas vezes por semana, e gostando.

O jogo se transforma quando você pilota em um volante, a sensação que o volante dá é totalmente diferente do controle, por gostar de pilotar nos videogames eu indico muito a compra de um volante para ter uma experiência totalmente diferente. Ah, eu só tenho um volante em frente a TV, nem é um cockpit ou algo do tipo.

Requisitos para jogar F1

Para jogar F1 no PC, os requisitos que você vai precisar de Windows 10, um Intel Core i3-2130 ou AMD FX 4300, com 8GB de RAM e uma GTX 1050 Ti ou RX 470. Esses são os requisitos mínimos para rodar o game.

O jogo conta com Ray Tracing, então será necessário uma RTX 2060 como mínimo, e é aconselhável uma RTX 3070.

Avell A70 Liv
Avell A70 Liv

Rodei em 4K na TV com o notebook Avell A70 Liv, que já testamos por aqui. O jogo rodou com 60FPS com configurações personalizadas, optei por performance em detrimento dos gráficos medianos. É a melhor coisa que você pode fazer, pois nas largadas ou em curvas em alta velocidade como Spa Francorchamps haviam várias travadas nas curvas. Perdia tempo e ficava P. da vida.

Conclusão

F1 23 Review
F1 23 Review

F1 23 foi o game que me fez voltar a assistir F1 na TV, de tão imerso que fiquei com o jogo. Sem dúvidas é um excelente simulador de F1, a Codemasters tem longa experiência com jogos de corrida.

Tem algum problema no F1 23? Sim, o preço. R$ 359 para um jogo no Brasil é algo extraordinário não é dona EA? 27% de um salário mínimo de 2023 é o preço que a EA está cobrando no jogo para PC. Espera que não terminou se quiser jogar no Playstation 5, o preço está entre R$ 358,90 edição digital e R$ 499 edição física. Algo não está certo, concorda?