A franquia Diablo é extremamente marcante e importante na história dos videogames, principalmente quando estamos falando de grandes títulos do gênero RPG. Com altos e baixos, a saga da Blizzard retornou com tudo após o lançamento de Diablo IV, título que não repetiu os erros de seu antecessor, Diablo III, e conseguiu entregar um conteúdo satisfatório.

Afinal, qual é o melhor Diablo?

Em uma franquia como Diablo pode ser difícil escolher o melhor título, uma vez que tivemos alguns lançamentos de sucesso ao longo de todos esses anos. A pergunta também é muito pessoal e dificilmente você encontrará unanimidade, assim como em qualquer franquia de entretenimento. Com quase 30 anos de existência, a série de jogos da Blizzard entregou grandes aventuras aos jogadores, possuindo já uma infinidade de horas com conteúdo de qualidade.

Fãs mais antigos poderão afirmar que o primeiro Diablo ainda é o melhor de todos, afinal o título ajudou a definir um gênero e passou a ser "copiado" por muitos outros títulos, sendo a origem de uma franquia que seria emulada por diversas outras IPs ao longo dos anos. Após o sucesso do primeiro jogo, também tivemos uma sequência que caiu nas graças dos jogadores e inclusive ganhou uma versão remasterizada muito competente.

Diablo 2 Ressurected
Diablo 2 Ressurected

Se o primeiro título havia impressionado, Diablo II foi lançado para ganhar o coração da comunidade, o que faz com que o jogo seja o favorito de muitos jogadores até hoje. Com o lançamento de Diablo II: Resurrected, o título conseguiu voltar aos holofotes, reconquistando fãs antigos ao mesmo tempo em que aumentou sua base de jogadores, já que a versão remasterizada mantém a qualidade original e um visual mais detalhados e cutscenes impressionantes completamente refeitas.

Diablo IV é completo e primoroso

Enquanto fãs mais saudosistas podem mostrar certa resistência, não é exagero afirmar que Diablo IV pode ser considerado o melhor de toda a franquia, mesmo com os excelentes títulos citados acima. Deixando de lado as polêmicas da atualização, a versão do título vista em seu lançamento é um primor técnico, com muita atenção aos detalhes e um excelente trabalho de world-building.

Com muitos pontos positivos, Diablo IV tem sua trama como um de seus maiores trunfos, muito por causa da presença marcante de Lilith. Com a ótima escrita do jogo, a vilã é imponente, amedrontadora e cativante, com suas cenas possuindo muito impacto enquanto ditam o ritmo e tom da aventura de maneira geral. A qualidade da escrita ainda se expande para os outros personagens, com Diablo IV apresentando um elenco muito interessante.

Diablo IV
Diablo IV

Em uma jornada marcada por diversos confrontos contra chefes poderosos e desafiadores, com as boss battles também sendo um dos destaques, o action RPG oferece o melhor mundo de fantasia lançado em 2023. O excelente world-building faz com que cada parte do Santuário seja interessante de sua própria maneira, enquanto missões, eventos aleatórios e lore se misturam e resultam em uma imersão que suga o jogador para dentro do jogo, deixando sempre viva a vontade de explorar cada cantinho do mapa.

Com muitos pontos positivos, Diablo IV entrega diversas horas de um conteúdo maduro e competente, sendo um título com um bom endgame, o que significa que sua jornada não acaba no fim da trama principal. Competente e robusto, o título é o mais completo e primoroso de toda a franquia.