Por trás dos gráficos ultrarrealistas, simulações de física e interações com NPCs (pesonagens não jogáveis) e outros elementos dos jogos há um motor (engine). Chamado de "game engine" em inglês, ou simplesmente "engine", o motor de jogo é formado por um software e/ou por um conjunto de bibliotecas criado para simplificar o desenvolvimento de jogos eletrônicos executados em consoles (videogames) e PCs (computadores).

O que é um motor de jogo?

Para criar um jogo, é necessário ter ferramentas para fazer o trabalho e para isso. Para obtê-las, os desenvolvedores utilizam de motor de jogo (game engine ou engine) para projetar e gerar os mundos virtuais. Uma engine é um software criado para facilitar o processo do desenvolvimento de um jogo, que basicamente faz o "trabalho pesado" de criação de um jogo de forma automatizada, agilizando consideravelmente o desenvolvimento.

Como funciona e o que é um motor de jogo (game engine) ou um motor gráfico (graphic engine). Fonte: unsplash (Foto por Glenn Carstens-Peters)
Como funciona e o que é um motor de jogo (game engine) ou um motor gráfico (graphic engine). Fonte: unsplash (Foto por Glenn Carstens-Peters)

Um motor de jogo basicamente lida com gráficos, física, som, inteligência artificial, utilização de periféricos para controlar o game, entre outras coisas. Há muitos anos atrás, o desenvolvimento de jogos era escrito em códigos de máquina (machine codes), que consiste em instruções de linguagem de máquina, utilizadas para controlar a CPU (central processing unit) e executar tarefas especificas. Dependendo da arquitetura do processador (exemplo: X86, ARM), é utilizado um conjunto de instruções (ISA ou instruction set architecture) específico.

Componentes do motor de jogo

O motor de jogo (game engine ou engine) não é uma coisa unificada. Há diversos componentes que funcionam de forma conjunta para entregar a experiência que jogador tem ao jogar determinado jogo. Existem diversos componentes que compõem uma engine, mas há alguns que são cruciais atualmente para se desenvolver jogos, como você irá perceber na lista abaixo.

  • Motor gráfico (Graphic Engine): é utilizado para renderizar o visual do jogo, utilizando gráficos 2D ou 3D, texturas e animações.
  • Motor físico (Physic Engine): responsável por simular dentro de um jogo a física do mundo real, implementando efeitos de gravidade, colisões, entre outras características que envolvem as leis da física.
  • Motor de áudio (Audio Engine): controla a reprodução de sons dentro do jogo, incluindo efeitos especiais, músicas e dublagem de personagens.
  • Inteligência artificial (IA): gerencia as interações com NPCs (personagens não jogáveis) e outros elementos do mundo do jogo. É responsável pelas instruções de comportamento, ditando quais são as reações que irão ocorrer de acordo com a decisão tomada pelo jogador.
  • Gerenciamento de entrada: utilizado para administrar os periféricos utilizados pelo jogador para controlar o jogo, incluindo o controle do console (videogame), teclado, mouse, entre outros acessórios. Trata-se do conjunto de instruções para traduzir o pressionar de uma tecla em uma ação no jogo.

Motores de jogos populares

Há diversos motores de jogos (game engines ou engines) desenvolvidos pelos estúdios, onde alguns acabaram se destacando mais que outros no mercado. Confira abaixo alguns dos motores de jogos mais populares que temos atualmente.

Atenção: Se estiver acessando pelo celular, deslize a tabela para o lado para visualizar todas as informações.

Motor de jogo (game engine) Estúdio/pessoa responsável Jogos desenvolvidos
4A Engine 4A Games Metro 2033, Metro: Last Night, Metro Exodus
Adventure Game Interpreter (AGI) Sierra On-Line King's Quest
Adventura Game Studio (AGS) Chris Jones Chzo Mythos, Blackwell
Aleph One Bungie Aleph One (Marathon remake)
Amazon Lumberyard Amazon New World
Anvil Ubisoft Assassin's Creed
Aurora toolset BioWare Neverwinter Nights
BRender Argonaut Software Carmageddon, FX Fighter, I-War (Independence War)
Build engine Ken Silverman Duke Nukem 3D, Shadow Warrior, Blood, Redneck Rampage
Clickteam Fusion Clickteam Five Nights at Freddy's, Baba Is You
Construct Scirra Ltd Hypnospace Outlaw
Creation Engine Bethesda The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4, Fallout 76
CryEngine Crytek Crysis, Far Cry
Crystal Tools Square Enix Final Fantasy XIII, Dragon Quest X
Crystal Space Jorrit Tyberghein Keepsake, Yo Frankie!
Cube Engine Wouter van Oortmerssen AssaultCube, Cube
Cube 2 Engine Wouter van Oortmerssen Cube 2: Sauerbraten
Dark Engine Looking Glass Studios Thief: The Dark Project, System Shock 2, Thief II: The Metal Age
Decima Guerrilla Games Death Stranding, Horizon Zero Dawn, Killzone: Shadow Fall, Until Dawn, Until Dawn: Rush of Blood
Dunia Engine Ubisoft Assassin's Creed, Far Cry, For Honor, Just Dance, Prince of Persia, Rabbids, Rayman, Tom Clancy's, Watch Dogs
Electron toolset Obsidian Entertainment Neverwinter Nights 2
ego Codemasters F1, Dirt, Grid, Colin McRae
Enforce Bohemia Interactive a.s. Shade: Wrath of Angels, Alpha Prime, Carrier Command: Gaea Mission, Take On Mars
Enigma Engine Nival Blitzkrieg, Blitzkrieg 2
ForgeLight Daybreak Game Company Free Realms, PlanetSide 2, Landmark, EverQuest Next, H1Z1: Just Survive, H1Z1: King of the Kill
Fox Engine Kojima Productions Metal Gear Solid V, Pro Evolution Soccer (PES)
FreeSpace 2 Source Code Project Volition FreeSpace 2, Babylon 5, Battlestar Galactica
Frostbite DICE Battlefield, Command & Conquer, Dead Space, FIFA, Madden NFL, Medal of Honor, Need for Speed, Star Wars Battlefront
Gamebryo Gamebase Catherine, Civilization IV, Fallout 3
GameMaker Studio Mark Overmars AM2R, Hotline Miami, Hyper Light Drifter, Minit, Nuclear Throne, Undertale, VA-11 Hall-A, Wandersong
Genie Engine Ensemble Studios Age of Empires, Star Wars Battlegrounds
Godot Juan Linietsky e Ariel Manzur Cruelty Squad, Hardcoded, Kingdoms of the Dump, Commander Keen in Keen Dreams
GoldSrc Valve Half-Life, Team Fortress Classic, Counter-Strike, Ricochet, Day of Defeat
HeroEngine Simutronics Corporation Star Wars: The Old Republic
HPL Engine Frictional Penumbra: Overture, Penumbra: Black Plague, Penumbra: Requiem, Amnesia: The Dark Descent, Amnesia: A Machine for Pigs, Soma
id Tech id Software Wolfenstein, Doom, Quake
iMUSE Michael Land e Peter McConnell Monkey Island 2: LeChuck's Revenge, jogos da LucasArts
Infinity Engine BioWare Baldur's Gate, Planescape: Torment, Icewind Dale, Baldur's Gate II: Shadows of Amn, Icewind Dale II
Iron Engine Ironclad Games Sins of a Solar Empire, Sins of a Dark Age
IW engine Infinity Ward Call of Duty
Jade Ubisoft Beyond Good & Evil
Jedi Ray Gresko Star Wars: Dark Forces, Outlaws
Kinetica Santa Monica Studio God of War
Luminous Engine Square Enix Final Fantasy XV
Marmalade Marmalade Technologies Limited Angry Birds POP!Cut the Rope, Call of Duty: World at War: Zombies, Doodle Jump, Draw Something, Godus, Lara Croft and the Guardian of Light, Metal Gear Solid Mobile
MT Framework Capcom Resident Evil, Sengoku Basara, Super Street Fighter, Monter Hunter
Nebula Engine Radon Labs Drakensang: The Dark Eye, Drakensang: The River of Time
Northlight Remedy Entertainment Control, CrossfireX, Quantum Break
NScripter Naoki Takahashi HaniHani, Tsukihime
Odyssey Engine BioWare Star Wars: Knights of the Old Republic, Star Wars: Knights of the Old Republic II: The Sith Lords
PhyreEngine Sony Interactive Entertainment Final Fantasy X, Disgaea 4, The Legend of Heroes
REDengine CD Projekt Red he Witcher 2: Assassins of Kings, The Witcher 3: Wild Hunt, Cyberpunk 2077
RenderWare Criterion Software Limited Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto: San Andreas
Rockstar Advanced Game Engine (RAGE) Rockstar Games Grand Theft Auto IV, Red Dead Redemption, Max Payne 3, Grand Theft Auto V
SAGE Westwood Studios e Electronic Arts Command & Conquer
Snowdrop Massive Entertainment e Ubisoft Tom Clancy's The Division, South Park: The Fractured but Whole, Mario + Rabbids Kingdom Battle
Source Valve Half-Life 2, Counter-Strike: Source, Left 4 Dead, Portal, Team Fortress 2
Source 2 Valve Dota 2 (port), The Lab (limited), Artifact, Dota Underlords, Half-Life: Alyx
UbiArt Framework Ubisoft Rayman Origins, Rayman Legends, Child of Light, Valiant Hearts: The Great War
Unity Unity Technologies Pokémon Go, Monument Valley, Call of Duty: Mobile, Beat Saber, Cuphead, Genshin Impact
Unreal Engine Epic Games Fortnite, Gears of War, Valorant
Vicarious Visions Alchemy Vicarious Visions Skylanders, Crash Bandicoot