Será que o seu console favorito, que marcou sua história, estará entre os mais vendidos da história? Muitos tem essa curiosidade, mas não tem ideia da real popularidade que os videogames tiveram mundialmente. Quantas unidades será que o PlayStation ou o Xbox tiveram vendidas? Descubra agora abaixo!

Consoles da geração atual

Embora não estejam no topo, os consoles recém-lançados da Sony e Microsoft geram curiosidade mesmo pouco tempo após seus lançamentos. Atualmente o PlayStation 5 vendeu aproximadamente 6,08 milhões de unidades, enquanto o Xbox Series X/S somaram em vendas 3,95 milhões. Ou seja, o PS5 está bem à frente das vendas do novo videogame da Microsoft, mostrando que a Sony acertou em cheio.

PlayStation 5 e Xbox Series X.
PlayStation 5 e Xbox Series X.

O Nintendo Switch foi lançado há 4 anos (3 de março de 2017) e segundo a Doug Bowser, em entrevista feita em dezembro de 2020 ao site Polygon, o console está ainda na metade de seu ciclo de vida. Ou seja, temos que considerá-lo como um console da geração atual. As vendas do videogame da Nintendo estão indo muito bem e atualmente já conta com 80,79 milhões de unidades, ficando em 11º no ranking dos consoles mais vendidos da história.

Os consoles mais vendidos da história

Quais serão os consoles mais vendidos da história? Quem vendeu mais? Será a Nintendo, a Sony ou a Microsoft? Confira abaixo!

#10 - PlayStation Portable (PSP)

N° de vendas: 81,09 milhões

Data de lançamento original: 2004 (Japão) e 2005 (América do Norte)

Consoles portáteis da geração: Nintendo DS

Lançado originalmente no final de 2004 no Japão e no início de 2005 na América do Norte, o PlayStation Portable, mais conhecido como PSP, foi desenvolvido para concorrer com o console portátil Nintendo DS. O anúncio de sua criação foi feito durante a E3 de 2003 e foi revelado no dia 11 de março de 2004 durante uma conferência de imprensa da Sony.

PlayStation Portable (PSP)
PlayStation Portable (PSP)

Na época em que foi lançado, o PSP foi recebido de forma positiva por especialistas, conseguindo um número total de vendas de 81,09 milhões de unidades. Sua fabricação foi encerrada mundialmente em 2014 e a Sony encerrou o acesso à PlayStation Store no início de 2016.

#9 - Game Boy Advance (GBA)

N° de vendas: 81,51 milhões

Data de lançamento original: 2001

Consoles portáteis da geração: Game Boy Advance, Game Boy Advance SP, Game Boy Micro, N-Gage e Tapwave Zodiac

Lançado em 2001, o Game Boy Advance, mais conhecido como GBA, é um videogame portátil que faz parte da sexta geração de consoles (Dreamcast, PlayStation 2, GameCube e Xbox inclusos). Infelizmente, esta versão no Game Boy ainda não contava com uma tela iluminada, presente somente a partir do Game Boy Advance SP, lançado em 2003. Além disto, ao contrário dos modelos anteriores que possuíam tela quadrada, nesta versão a Nintendo decidiu utilizar um display wide, em formato de paisagem, fazendo também alterações na estrutura do videogame, passando os botões para as laterais.

Game Boy Advance (GBA).
Game Boy Advance (GBA).

Projetado pelo designer francês Gwénaël Nicolas em seu estúdio Curiosity Inc em Tóquio, o Game Boy Advance chegou a vender 81,51 milhões de unidades. Curiosamente foi um número bem próximo ao que seria vendido posteriormente pela rival Sony com seu PSP.

#8 - Xbox 360 (X360)

N° de vendas: 85,8 milhões

Data de lançamento original: 2005

Consoles da geração: PlayStation 3 e Nintendo Wii

Lançado no final de 2005, o Xbox 360 foi lançado para competir com o PlayStation 3 e o Nintendo Wii na época e pertence a sétima geração de consoles. As primeiras versões do videogame sofreram altas taxas de falhas, chamadas de "Red Ring of Death" (anel vermelho da morte).

Xbox 360 (X360).
Xbox 360 (X360).

O Xbox 360 teve sua produção encerrada no início de 2016 e vendeu 85,80 milhões de unidades.

#7 - PlayStation 3 (PS3)

N° de vendas: 87,41 milhões

Data de lançamento original: 2006

Consoles da geração: Xbox 360 e Nintendo Wii

Lançado no final de 2006, o PlayStation 3, mais conhecido como PS3, veio para competir com o Xbox 360 e o Nintendo Wii. O console foi anunciado pela primeira vez durante a E3 de 2005 e foi o primeiro videogame a utilizar disco Blu-ray como forma de armazenar jogos.

PlayStation 3 (PS3).
PlayStation 3 (PS3).

O PS3 foi o primeiro PlayStation a integrar redes sociais de jogos, incluindo a PlayStation Network (PSN). O PlayStation 3 foi descontinuado em 2017 e vendeu 87,41 milhões de unidades.

#6 - Nintendo Wii

N° de vendas: 101,64 milhões

Data de lançamento original: 2006

Consoles da geração: Xbox 360 e PlayStation 3

Lançado no final de 2006, o Nintendo Wii inovou com seu controle, que possui sensores de movimento, botões e uma fita para prender ao braço para não causar acidentes (lançamentos em direção a lugares indevidos). Embora o videogame da Nintendo estivesse bem aquém em termos gráficos de seus concorrentes (Xbox 360 e PS3), a diversão proporcionada por seus jogos exclusivos e pela imersão proporcionada por seus controles fez com que fosse um sucesso.

Nintendo Wii.
Nintendo Wii.

Há pontos interessantes do Nintendo Wii como o suporte à conexão com o Nintendo DS para determinados jogos e retrocompatibilidade com títulos do Game Cube. O Nintendo Wii foi oficialmente descontinuado no final de 2013, porém a Nintendo continuou a vender o Wii Mini até 2017. A grande popularidade do Nintendo Wii fez com que o console vendesse 101,64 milhões de unidades no mundo.

#5 - PlayStation (PS1)

N° de vendas: 102,5 milhões

Data de lançamento original: 1994 (Japão) e 1995 (América do Norte)

Consoles da geração: Nintendo 64 e Sega Saturn

Lançado no final de 1994 no Japão e no final de 1995 na América do Norte e Europa, o PlayStation, mais conhecido como PS1, gerou uma grande revolução aos videogames com seu leitor de CDs, saindo do bom e velho cartucho (esse "nunca" falha e dura). O responsável por sua criação foi Ken Kutaragi, um executivo da Sony responsável por gerenciar uma das divisões de engenharia de hardware da empresa. Para saber mais sobre a história do PlayStation, acesse este artigo.

PlayStation (PS1).
PlayStation (PS1).

Quando foi lançado, o PS1 fez um grande sucesso chegando a vender 102,5 milhões de unidades durante o ciclo do videogame. O PlayStation 1 teve sua produção encerrada no início de 2006, mais de 11 anos após seu lançamento.

#4 - PlayStation 4 (PS4)

N° de vendas: 115,24 milhões

Data de lançamento original: 2013 (América do Norte) e 2014 (Japão)

Consoles da geração: Xbox One, Wii U e Nintendo Switch

Lançado no final de 2013 na América do Norte, Europa, América do Sul e Austrália, o PlayStation 4, mais conhecido como PS4, foi lançado somente no início de 2014 no Japão, quebrando a tradição do lançamento do videogame em sua terra natal. O console da Sony na oitava geração (Xbox One e Nintendo Wii U inclusos) não deu continuação a microarquitetura Cell presente no PS3, apresentando uma APU (Accelerated Processing Unit) da AMD capaz de atingir 1,84 teraflops. Na época, a AMD afirmou que era a APG mais poderosa já desenvolvida.

PlayStation 4 (PS4).
PlayStation 4 (PS4).

Quando foi lançado, o PS4 foi muito elogiado pela crítica devido ao esforço da Sony em consertar os erros cometidos no PS3, trazendo uma maior facilidade para o desenvolvimento de jogos, um melhor sistema de refrigeração e um corpo mais compacto. Embora ainda sejam produzidas as versões standard e Pro do PS4 no ocidente, todos os modelos do PS4 foram descontinuados no Japão. Atualmente o PS4 já conta com 115,24 milhões de unidades vendidas.

#3 - Game Boy

N° de vendas: 118,69 milhões

Data de lançamento original: 1989

Consoles portáteis da geração: Atari Lynx, Game Gear e TurboExpress

Lançado em abril de 1989 no Japão e três meses depois na América do Norte, o Game Boy foi o primeiro console portátil da família Game Boy. Ele vinha com uma tela matriz verde monocromática que apesar de não ser fácil enxergar direito com a luz do sol direta, possuía jogos excelentes.

Game Boy.
Game Boy.

Projetado pelo engenheiro chefe da Nintendo Gunpei Yoko e sua equipe Nintendo R&D1, o Game Boy recebeu elogios por sua duração de bateria e resistência de suas peças. O segundo console portátil da Nintendo foi um sucesso de vendas e superou 1 milhão de unidades vendidas nos EUA em poucas semanas. Estima-se que foram vendidas 118,69 milhões de unidades do Game Boy no mundo.

#2 - Nintendo DS

N° de vendas: 154,9 milhões

Data de lançamento original: 2004 e 2005

Consoles portáteis da geração: PlayStation Portable (PSP)

Lançado no final de 2004 e no início de 2005, o Nintendo DS, mais conhecido como DS, foi o primeiro console portátil a apresentar duas telas LCD que trabalhavam em conjunto, sendo a de baixo sensível ao toque. Seu principal concorrente na época era o PlayStation Portable (PSP) durante a sétima geração de consoles.

Nintendo DS.
Nintendo DS.

Sucessor do Game Boy Advance SP, o Nintendo DS fez um grande sucesso, tornando-se o console portátil mais vendido da história. Descontinuado no ano de 2013, o Nintendo DS vendeu 154,9 milhões de unidades durante o seu ciclo de vida.

#1 - PlayStation 2 (PS2)

N° de vendas: 157,68 milhões

Data de lançamento original: 2000

Consoles da geração: Dreamcast, GameCube e Xbox

Lançado no ano 2000, o PlayStation 2, mais conhecido como PS2, oferecia retro compatibilidade tanto com os jogos quanto com os controles do PS1. Pertencente a sexta geração de consoles (Dreamcast, GameCube e Xbox inclusos), o PS2 foi o console mais vendido de todos os tempos e teve mais de 3800 títulos lançados para a plataforma, obtendo 1,5 bilhões de cópias de games vendidas.

PlayStation 2 (PS2).
PlayStation 2 (PS2).

Mesmo com o lançamento do PS3, o PS2 permaneceu popular até que em 2013 sua produção foi interrompida. Atualmente o PlayStation 2 é o console mais vendido da história, tendo 157,68 milhões de unidades vendidas.