Existindo há mais de 25 anos, a franquia Resident Evil é uma das maiores da indústria dos videogames, possuindo uma enorme lista de títulos relevantes que marcaram época em diferentes gerações e conquistaram fãs ao redor do mundo.

Com o primeiro lançamento, a série de jogos de terror da Capcom definiu o que seria o gênero survival horror e tornou-se exemplo entre os jogos de terror. Ao longo dos anos, a franquia se adaptou de diversas maneiras e teve sucesso em propostas variadas, como o lançamento de Resident Evil 4, que abraçou a ação para tornar-se um clássico, fazendo a franquia ditar o ritmo da indústria mais uma vez.

Com o passar dos anos, muitos lançamentos surgiram e a Capcom entregou jornadas com características distintas. Após tantos sucessos, e também alguns fracassos, quais são os 5 melhores Resident Evil já lançados? Confira nossa lista para descobrir.

5 - Resident Evil (Remake)

Lançado em 2002, Resident Evil Remake trouxe de volta o primeiro jogo da franquia, com novo visual e mecânicas aprimoradas. Chamada apenas de "Resident Evil", a reimaginação do clássico conseguiu manter a essência do lançamento original, mas também serviu para entregar um padrão de gameplay mais dinâmico e atualizado. Para o ano de seu lançamento, Resident Evil também entregou gráficos impressionantes, com destaque para os efeitos de luz e sombra que eram de ponta na época.

Após muitos anos de exclusividade em consoles da Nintendo, hoje em dia Resident Evil Remake está disponível para diferentes plataformas como a melhor maneira de conferir o clássico.

4 - Resident Evil Village

Bastante polêmico por repetir a câmera em primeira pessoa de RE7 e por entregar o horror de maneiras pouco tradicionais na franquia, Resident Evil Village seguiu os passos de RE4 para misturar terror e ação em uma jornada que se baseia muito na estrutura do título de 2005.

Ethan Winters, o protagonista de RE7, retornou mais participativo e com uma personalidade mais forte, desta vez embarcando em uma jornada para salvar sua filha recém-nascida. Village foge do padrão da franquia ao entregar diferentes formas de horror, inclusive contando com uma pegada que parece se aproximar mais do sobrenatural, apesar de cada elemento ter uma explicação plausível que se encaixa com tudo o que já conhecemos dentro da saga da Capcom.

Por ousar e entregar diferentes possibilidades, Resident Evil Village é um grande jogo que marca outra das muitas vezes nas quais a franquia provou que pode se reinventar.

Vídeo incorporado do YouTube

3 - Resident Evil 2

Após Resident Evil definir o gênero de survival horror, a Capcom lançou novamente um clássico para marcar a história dos jogos de terror e a indústria de maneira geral. Com Leon S. Kennedy e Claire Redfield, Resident Evil 2 chegou para se firmar como um dos maiores clássicos já lançados, sendo considerado por muitos como o ápice do gênero até os dias de hoje.

Com a campanha de Leon envolvendo a misteriosa e incrível Ada Wong, e a campanha de Claire mostrando a luta da jovem para proteger a pequenina Sherry, Resident Evil 2 entregou alguns dos momentos mais memoráveis da franquia. A ótima jogabilidade se mantém divertida até os dias de hoje.

Vídeo incorporado do YouTube

2 - Resident Evil 3: Nemesis

Nemesis tornou-se talvez o maior símbolo da franquia, e isso ocorreu devido ao excelente terceiro jogo da saga. Com Jill Valentine voltando ao protagonismo, Resident Evil 3 entregou aos jogadores uma das figuras vilanescas mais icônicas da história dos videogames, com Nemesis sendo um perseguidor de respeito.

Enquanto Jill tenta escapar de Raccoon City, Nemesis não dá sossego e o pesadelo parece nunca ter fim. Com o grandalhão tentando terminar os S.T.A.R.S, RE3 entrega uma excelente atmosfera com as melhores características que um survival horror pode ter. Um clássico eterno.

Vídeo incorporado do YouTube

1 - Resident Evil 2 Remake

Mantendo o legado do jogo original e fazendo ainda mais, Resident Evil 2 Remake foi lançado em 2019 para fazer história. Aprimorando uma jornada que já era épica, o título consegue superar os tropeços de narrativa, entregando a melhor jornada já oferecida pela franquia da Capcom.

Com ótimo backtracking e possuindo a melhor movimentação da saga de terror, Resident Evil 2 Remake soube aprimorar o clássico na medida em que oferece uma jogabilidade extremamente fluida e prazerosa. Com um ótimo visual, devido ao poder da RE Engine, o título também conta com uma excelente imersão que torna muitos momentos ainda mais icônicos.

Vídeo incorporado do YouTube