A E3, conhecida como o maior evento da indústria dos videogames, voltará a acontecer em 2023, inclusive como um evento presencial, porém a situação pode ser bem diferente de anos anteriores, com o famoso Big 3 ficando de fora do evento.

Normalmente sendo um evento muito aguardado pelos jogadores devido ao grande número de anúncios inéditos, trailers de revelação e informações sobre jogos das maiores desenvolvedoras e publishers, a E3 começou a perder forças nos últimos anos. Após a Sony optar por não marcar presença no evento, e também devido a apresentações pouco empolgantes, parte do apelo da E3 se perdeu.

Agora, parece que isso pode se tornar uma situação ainda mais complicada para os organizadores, com Sony, Xbox e Nintendo ficando de fora das conferências.

Sony, Xbox e Nintendo fora da E3

De acordo com o site IGN, fontes afirmaram que Sony, Xbox e Nintendo optaram por não fazer parte desta edição do evento, gerando assim grandes desfalques mas conferências. Nos últimos anos, o afastamento de desenvolvedoras e publishers tem se tornando comum na E3, com as marcas optando por realizar seus próprios eventos, como o Nintendo Direct e o State of Play (Sony).

Além da não realização das conferências das marcas que foram o Big 3 da indústria, as publishers também não terão estandes na feira de videogames, diminuindo ainda mais as atrações do evento.

Vale lembrar que a Microsoft já confirmou uma apresentação para o mesmo período, sem citar presença na E3 ou no Summer Game Fest, o que pode confirmar a ausência.

Como será a E3 2023

Sem edições físicas desde 2019 devido a pandemia à pandemia, a E3 em 2022 sequer foi realizada de maneira virtual. Neste não, o evento retorna com o desejo de voltar a cativar o público. A ausência dos três maiores nomes da indústria é certamente um golpe duro, porém o evento originado em 1995 deve contar com a presença de grandes desenvolvedoras e publishers como Ubisoft, Konami, Capcom, EA e mais.