The Sims 4 ganhará em sua próxima expansão, a High School Years, o recurso de alternar a "orientação sexual". Mesmo que seja possível fazer com que ocorram relacionamentos entre pessoas de mesmo sexo no The Sims há um bom tempo, a nova atualização do jogo permitirá que os jogadores personalizem diversos quesitos em termos de conexões entre os Sims.

A líder de design da expansão High School Yers de The Sims, Jessica, diz no site do jogo que com a "Orientação Sexual", você poderá atribuir uma série de parâmetros de atração ao seu Sim. Esta é uma afirmação simples e afirmativa de pôr quem o seu Sim é atraído. Se um Sim cujo gênero não corresponde às configurações de atração do seu Sim tentar uma interação romântica com seu Sim, ele será rejeitado." Ela complementa falando:

Você pode marcar qualquer combinação de caixas de atração (incluindo todas ou nenhuma) para refletir a orientação romântica do seu sim.

Funcionamento da orientação sexual na expansão High School Years em The Sims 4.
Funcionamento da orientação sexual na expansão High School Years em The Sims 4.

A líder do projeto responsável pela implementação do recurso de orientação sexual diz que ainda há muito o que melhorar. No momento, a atualização é limitada às opções de gênero "homem" e "mulher". De acordo com os desenvolvedores, o estúdio pretende expandir as opções para "incluir identidades de gênero adicionais que não há no momento."

Não será possível desativar o recurso

De acordo com os desenvolvedores de The Sims 4, o recurso de orientação sexual não poderá ser desativado. A equipe explica dizendo:

Enquanto tentamos dar aos jogadores a opção de alternar certos recursos de jogabilidade, as identidades LGBTQIA+ são um fato da vida e não uma alternância para ser ligada e desligada.