Está tentando encontrar a resposta do Wordle desta quinta-feira (2) n° 348? Hoje não foi tão difícil, principalmente com a quantidade de caixas amarelas e verdes. Este jogo lhe desafia todos os dias e isso acaba nos empolgando, não é mesmo?

Após o grande sucesso de Wordle, não poderíamos deixar de conferir o jogo. O objetivo agora é tentar dar dicas diariamente para que você consiga jogar o popular jogo de adivinhação de palavras.

Wordle: Dica para o jogo de 2 de junho

A palavra de hoje tem a ver com chamar a atenção de alguém. A forma como você faz isso não importa, seja através de dança, cor, música, desde que você seja notado. Desta vez há apenas uma vogal e uma vez que você acerte, não perca tempo procurando outra.

World 348: Resposta

A resposta para o Wordle do dia 2 de junho (jogo n° 348) é SHOWY.

Tela de resultado do Wordle do dia 2 de junho de 2022. Fonte: Vitor Valeri

O que é Wordle? Como funciona?

O Wordle é um jogo de palavras como, por exemplo, Anagramas, Caça-Palavras, Criptogramas, Palavras Cruzadas e Jogo da Forca. Desenvolvido pelo engenheiro de software Josh Wardle e comprado e publicado pelo The New York Times, famoso jornal norte-americano, o game tem como objetivo adivinhar uma palavra de 5 letras, onde o jogador terá 6 tentativas de inserção de letras para adivinhar o que é.

Para saber se você está perto de adivinhar, os quadrados onde as letras são inseridas irão mudar de cor. Se o quadrado ficar verde, é porque a o palpite da letra selecionada está correto. Caso o quadrado fique amarelo, quer dizer que a letra está na palavra, mas não na posição correta. Por último temos a cinza, que sinaliza que a letra não consta na palavra de cinco letras a ser adivinhada.

Jogando Wordle no navegador Chrome em um celular Android. Fonte: Vitor Valeri

A palavra diária é a mesma para todos, mas infelizmente o Wordle só existe em inglês. Ou seja, todas as palavras a serem adivinhadas estarão no idioma.

Há um jogo com a mesma mecânica do Wordle, mas em português?

Sim, existe uma versão alternativa em português do Wordle. Desenvolvido por Fernando Serboncini, gerente de engenharia do navegador Chrome e desenvolvedor de jogos indie, o jogo Termo é uma cópia em português do game Wordle. No dia 5 de janeiro de 2022, Fernando tweetou em seu perfil no Twitter dizendo que criou uma versão em português do Wordle.

Toda vez que dá meia noite, um novo jogo com uma nova palavra para adivinhação é criado. Ou seja, é idêntico ao Wordle, possui a mesma ideia também permite que se jogue através de navegadores como, por exemplo, Chrome, Firefox e Safari.

Tela inicial do jogo Termo, versão alternativa em português do Wordle. Fonte: Vitor Valeri

Onde acessar os jogos de palavras Wordle e Termo?

Para acessar o Wordle, basta entrar neste endereço e jogar no desktop, no celular ou tablet. Basta abrir o navegador e entrar no link. Já no caso do Termo, você precisa acessar esta URL para jogar.

O Wordle e o Termo são gratuitos para jogar?

Após a compra do Wordle pelo The New York Times, foi dito que "inicialmente" o jogo continuaria gratuito, dando a entender que em um futuro próximo a empresa pretende monetizar o título de alguma forma. Já o Termo, versão em português do Wordle, é gratuito e não há indícios de que ele se tornará pago ou terá algum mecanismo de monetização.