NFT é um assunto que está em alta e porque não juntar ele com Minecraft? É o que está havendo, mas assim como em outros casos, sempre há alguns que querem tirar proveito da situação e enganar os outros. Há alguns dias atrás, uma plataforma chamada Blockverse, "um NFT Etherum que permite P2E exclusivo no Minecraft", basicamente um play-to-earn (ganhe para jogar), mas com acesso restrito àqueles que possuem um token relevante, simplesmente sumiu do mapa. A empresa apagou o site, servidor no Discord, servidor do jogo e desapareceu com o dinheiro.

Os jogadores de Minecraft ficaram entusiasmados com o Blockverse, onde foi disponibilizado mais de 10.000 NFTs por 0,05 ETH (US$ 124) cada. Todas as NFTs acabaram em menos de 8 minutos, porém alguns dias depois a plataforma de NFTs para Minecraft sumiu. A venda deu a Blockverse 500 ETH, o equivalente a US$ 1,2 milhão.

Revenda após o desaparecimento da Blockverse

Segundo a NFT Ethics, empresa que rastreia a má conduta relacionada ao blockchain no Twitter, assim que as pessoas compraram os NFTs na Blockverse, houve uma venda feita pelos compradores originais que gerou 792 ETH, onde os proprietários da Blockverse ganharam uma porcentagem por cada venda feita.

3 dias depois a Blockverse surge no Twitter

Depois de três dias sem resposta alguma pelos serviços offline da Blockverse, a empresa postou no Twitter pedindo desculpas e explicando a situação. Segundo a companhia, tudo que foi feito era legítimo e a empresa voltará a trabalhar no desenvolvimento e expansão da Blockverse.

Após a primeira rodada de vendas de NFTs (10 mil unidades), muitos reclamaram de serem cobrados (taxa de serviço para gerar, comprar ou vender NFTs) em um valor muito alto. Além disso, houve críticas sobre a capacidade inadequada do jogador no servidor de Minecraft e também com relação à utilidade dos tokens $DIAMOND gerados pelo jogo.

"O FUD [fear, uncertainty, and doubt ou medo, incerteza e dúvida] rapidamente se transformou em assédio, ameaças e doxxing. A equipe percebeu tudo isso e entrou em pânico, excluindo o servidor do Discord por impulso. Todo o resto foi fechado para evitar a continuação do assédio que havia ocorrido até agora. Mesmo assim, o plano era reabrir assim que todos tivessem tempo para se acalmar.

Não há absolutamente nenhuma razão para sairmos definitivamente, já que todo o trabalho técnico e infraestrutura para o projeto até agora já foi feito. Na verdade, deu mais trabalho desmontar as coisas do que deixá-las foi feito no interesse de proteger a segurança pessoal."

A equipe da Blockverse ainda diz:

"Estamos desapontados que a comunidade tenha saltado para falsas acusações tão rapidamente, mas ainda acreditamos em nosso projeto e, para que todos recuperem essa fé, estamos conversando com profissionais do espaço sobre como podemos proceder.

Nossa intenção é trabalhar com outros desenvolvedores confiáveis e membros da comunidade, concedendo-lhes acesso ao nosso site, servidores e toda a infraestrutura de back-end para que não haja risco nas mentes das pessoas de que o projeto fique offline. Estamos cientes de que causamos muitos danos, mas esperamos que este gesto para a comunidade possa nos ajudar a voltar aos trilhos."

O que irá acontecer a partir de agora

É difícil acreditar que a equipe da Blockverse ressurja e tente colocar as coisas de volta nos trilhos. A comunidade no Discord acredita que a empresa "quer evitar processos". Porém, independentemente do motivo, há uma chance de a Blockchain recuperar parte do que foi perdido.

Fonte: PC Gamer