Resident Evil é uma das maiores franquias da história da indústria dos videogames. Atravessando gerações e ganhando diversos lançamentos, a saga de horror conquistou diversos fãs ao redor do mundo, se estabelecendo como um nome de peso que se tornou referência.

Para os apaixonados por horror, assim como eu, a franquia Resident Evil já entregou lançamentos que possuem grandes elementos e características do gênero, assim como também já "fugiu" de suas origens e partiu totalmente para o lado da ação.

Com títulos que oferecem propostas diferentes, Resident Evil já distanciou-se de suas origens, retornou ao horror puro, utilizou mecânicas variadas e tornou-se uma franquia repleta de mudanças, gerando elogios e polêmicas. No artigo, confira dez curiosidades sobre essa saga que segue relevante nos dias de hoje, com diversos personagens icônicos e vilões memoráveis.

10 curiosidades sobre Resident Evil

Surgiu como um remake

O primeiro jogo não seria Resident Evil.
O primeiro jogo não seria Resident Evil.

O primeiro jogo da franquia não seria um Resident Evil, mas sim o remake de um título que fez sucesso como survival horror. Sweet Home, adaptação de um filme de mesmo nome, havia sido em 1989 pela Capcom e viria a ser o grande responsável pelo surgimento de uma nova franquia de peso.

Como revelado pelo próprio Shinji Mikami, criador de Resident Evil, o primeiro jogo da franquia na verdade seria um remake de Sweet Home, que apresentava elementos que hoje em dia os fãs conhecem como características marcantes de RE. Quando a Capcom não conseguiu renovar os direitos para produzir um remake de Sweet Home, o caminho ficou aberto para que uma nova franquia surgisse nesse projeto. Assim foi criado Resident Evil, bebendo da fonte de Sweet Home e adotando para si elementos como os documentos contando a trama do jogo e a exploração repetida de cenários.

"Se tem Biohazard no nome"

Após o lançamento de Resident Evil 7, que trazia consigo o nome "Biohazard" para o mundo inteiro, passamos a ouvir/ler com frequência uma certa frase... "se tem Biohazard no nome [insira aqui uma crítica]". Com a mudança para primeira pessoa, RE7 não foi bem recebido por parte dos fãs, com alguns possuindo a mania de desmerecer o título como um jogo da franquia.

Porém, ainda que alguns não tenham conhecimento disso, Biohazard não é algo recente na franquia, sendo inclusive completamente o contrário disso. Biohazard é o nome original de Resident Evil, com o jogo original tendo sido lançado com esse título no Japão.

Quando a Capcom resolveu levar seu sucesso para o ocidente, houve dificuldade para patentear o título já que já havia uma banda de heavy metal intitulada Biohazard. Assim surgiu o nome Resident Evil, que agradou Shinji Mikami.

Quase teve um filme dirigido por George A. Romero

George A. Romero é uma lenda para os fãs de horror e zumbis. Sendo o principalmente nome quando falamos em obras do gênero, o diretor é o grande responsável por sucessos como "Dia dos Mortos", "A Noite dos Mortos-Vivos" e mais.

Em Resident Evil, a lenda dos cinemas trabalhou no comercial de Resident Evil 2 para o Japão, dirigindo uma versão live-action que serviria como conteúdo promocional. Algum tempo depois, quando foi decidido que a franquia chegaria às telonas, George A. Romero era o diretor favorito para assumir o projeto, porém sua visão era diferente do que a Capcom desejava.

Enquanto o diretor queria fazer um filme completamente fiel ao jogo, a Capcom tinha o desejo de apenas utilizar esse universo, mas entregar uma história original para o longa. Romero ficou de fora... o resto nós já sabemos, certo?

Muitas mudanças

Uma franquia, diferente propostas.
Uma franquia, diferente propostas.

Se a franquia se estabeleceu no mercado sendo referência no gênero survival horror, anos depois isso seria deixado de lado e geraria muita discussão entre os fãs. Com a ação se tornando cada vez mais presente nos jogos, como já havia sido visto em Resident Evil 4, em RE5 tivemos uma mudança completa.

O survival horror foi esquecido. O horror não foi mais utilizado. Sem Shinji Mikami, a Capcom levou sua franquia para a ação pura, causando revolta em diversos fãs. Completamente linear e sem contar com diversos elementos que se tornaram marcantes na franquia, Resident Evil 5 era a nova proposta de uma saga forjada em elementos completamente diferentes.

Em Resident Evil 7, a franquia voltaria para o horror puro, porém também com elementos e características diferentes do que os fãs estavam acostumados. Adotando a câmera em primeira pessoa, o jogo protagonizado por Ethan Winters abriu caminho para a nova proposta, que foi expandida em Village.

Referências para os fãs de Queen

Se você é um grande fã de Queen, é muito provável que já tenha notado algumas referências interessantes nos jogos da franquia. Os irmãos Chris e Claire Redfield se mostram grandes fãs da banda britânica, já que utilizam roupas que são referências diretas.

O fato de Shinji Mikami ser um apreciador de Queen explica isso, já que sua admiração foi o que fez com que o diretor deixasse esses "easter eggs" para os jogadores. Um ótimo exemplo é o icônico colete rosa de Claire, que exibe a frase "Made in Heaven", o nome do último álbum do Queen com a formação que encantou o mundo.

Muitos vírus, muitas ameaças

Embora o T-Vírus seja o mais famoso, sendo considerado "o vírus de RE" por aqueles que não são tão aprofundados na trama da franquia, ao longo de todos esses anos diversos outros vírus surgiram como ameaças nos jogos.

G-Vírus, T-Veronica e Uroboros são alguns exemplos, com outros também já tendo aparecido em diferentes títulos. Além disso, também temos os parasitas como Las Plagas e, o mais recente, Cadou. Essa também é a explicação para que tenhamos tantos inimigos diferentes nos variados jogos da franquia, já que dessa maneira fica mais fácil explicar as diferentes mutações que são apresentadas.

Marketing polêmico

RE5 contou com marketing agressivo e polêmico.
RE5 contou com marketing agressivo e polêmico.

Para o lançamento de Resident Evil 5, a Capcom fez o que hoje em dia pode ser definido como "meter o louco". Abraçando uma postura totalmente agressiva de marketing, a empresa teve a ideia de espalhar braços, pernas e outras partes falsas do corpo humano por toda Londres.

A ação totalmente sinistra de marketing acabou gerando uma grande polêmica e problemas até mesmo para a polícia. Com algumas pessoas acreditando que as partes falsas se tratavam de membros reais de corpos humanos, a polícia de Londres recebeu chamados da população.

Música como nome em português

Resident Evil 2 Remake, um dos maiores sucessos da franquia, conta com uma excelente música de encerramento que conquistou os fãs, sendo a canção perfeita para um jogo épico.

Com uma letra profunda e ótima melodia, a música, de Cody Matthew Johnson e Shim, também possui curiosidade interessante. A canção se chama "Saudade", que é uma palavra que existe apenas na língua portuguesa.

Quando ouvimos a letra com atenção, o nome faz total sentido já que a música fala sobre o passado, de maneira melancólica e sofrida. Saudade é uma definição perfeita para o significado da letra.

Ideias canceladas e origem para outros jogos

Resident Evil é uma franquia com muitas ideias canceladas ou modificadas, assim como projetos que inicialmente foram imaginados para a saga também se tornaram títulos de outras franquias.

Um bom exemplo é um rascunho de Resident Evil 4, que deu origem a Devil May Cry. A franquia também conta com muitas ideias, roteiros e projetos que foram alterados ao longo dos anos, com títulos chegando ao mercado aproveitando elementos de protótipos que nunca viram a luz do dia... pelo menos até hoje.

Hotel de O Iluminado serviu de inspiração

A mansão de RE1 teve inspirações reais e sinistras.
A mansão de RE1 teve inspirações reais e de um grande clássico.

The Stanley Hotel, o famoso hotel de O Iluminado, serviu de inspiração para cenários do primeiro jogo da franquia Resident Evil. Além disso, a equipe de desenvolvedores também se inspirou em diferentes casas sinistras de estilo europeu para criar a famosa mansão.