A Sony patenteou nesta semana o sistema de jogos em que o ambiente é influenciado por jogadores, semelhante ao que ocorre em Death Stranding. De acordo com a descrição da patente, a ideia é extremamente parecida com a que Hideo Kojima aplicou em Death Stranding, fazendo com que haja especulações sobre uma possível sequência para Death Stranding.

A patente apresentada pela Sony Interactive Entertainment em 2019 foi aprovada no dia 7 de dezembro de 2021. No documento há crédito para Hideo Kojima como inventor do multiplayer online assíncrono, onde o sistema é descrito como sendo uma espécie de "radar de terreno e construção gradual de uma rota em um ambiente virtual de um videogame".

Como a Sony descreve o sistema de multiplayer online assíncrono criado por Kojima

No resumo da patente da Sony, o método patenteado é descrito como uma forma de "influenciar o mundo do jogo de um videogame", traçando uma forma dos jogadores que estão online afetarem o terreno do ambiente em que o game acontece. As alterações feitas no cenário são transmitidas para um jogador através de um "sistema de jogos em nuvem".

"O método [inclui] determinar que um primeiro caminho foi percorrido uma ou mais vezes por um ou mais personagens" e explica que então muda "o primeiro caminho com base em um número de vezes que o primeiro caminho foi percorrido por aquele ou mais personagens."

Cena de Death Stranding. Fonte: Kojima Productions
Cena de Death Stranding. Fonte: Kojima Productions

Os "personagens" citados acima provavelmente são os jogadores online, já que no registro de patente é descrito como uma "polinização cruzada do primeiro caminho" após sofrer "aprimoramentos em toda a pluralidade de ambientes virtuais".

Ao longo da patente ainda é citado que há caminhos que se alargam fisicamente com base no número de jogadores online, algo presente em Death Stranding. Tudo isso soa muito semelhante para não falar idêntico comparado a forma com que Death Stranding funciona. No game de Kojima os jogadores podem construir pontes e deixar suprimentos pelo caminho para ajudar outros jogadores que passam pelo mesmo caminho no mundo do jogo.

Com a aprovação da patente da Sony, tudo indica que Death Stranding 2 está por vir

Ao bloquear o uso desse mecanismo, a Sony deixa claro que pode haver planos para um título baseado no mundo de Death Stranding e que foi feita uma nova parceria com a Kojima Productions. Outra prova de que Death Stranding 2 está por vir foi a fala de Norman Reedus, que diz que uma sequência de Death Stranding está a caminho.