O principal arquiteto do Nintendinho (NES) e Super Nintendo (SNES), Masayuki Uemura, faleceu no dia 6 de dezembro aos 78 anos. Chamado de Famicon no Japão e Nintendinho no Brasil, o console da Nintendo foi uma ideia de Msayuki e ganhou o nome de NES no ocidente.

Anteriormente, Masayuki Uemura trabalhava como engenheiro na Sharp e foi contratado pela Nintendo em 1972, época em que se estava explorando as possibilidades do entretenimento eletrônico. Uma das primeiras funções de Masayuki na Nintendo foi colaborar no desenvolveimento de jogos de armas leves baseadas em localização (location-based light-gun games).

Nintendo R&D2 - 1ª tentativa da Nintendo de criar videogames

Quando a Nintendo R&D2 foi criada, Masayuki Uemura foi nomeado como responsável no desenvolvimento dos sistemas "Color TV-Game", a primeira tentativa da empresa de entrar no mundo dos videogames. Entretanto estes sistemas eram muito básicos e possuíam títulos grosseiros. Masayuki começou a trabalhar no Famicon (NES ou Nintendinho) em 1981 a pedido do presidente da Nitnendo Hiroshi Yamauchi, que pediu para ele que criasse um dispositivo capaz de jogar jogos arcade em uma TV, mas utilizando cartuchos intercambiáveis.

O Famicon (NES ou Nintendinho) foi um sucesso de vendas no Japão e no mundo, chegando a ter 61,91 milhões de unidades vendidas. Só no Japão foram vendidos cerca de 20 mihões de consoles.

Masayuki Uemura, criador do Nintendinho e Super Nintendo. Fonte: Archipel (Twitter)
Masayuki Uemura, criador do Nintendinho e Super Nintendo. Fonte: Archipel (Twitter)

Super Famicon (SNES ou Super Nintendo)

A divisão Nintendo R&D2 não produziu só o Famicon (NES ou Nintendinho), mas também o famoso Super Famicon (SNES ou Super Nintendo). Além deste console, Masayuki Uemura colaborou também no desenvolvimento do Famicom Disk System e do Super Famicom Satellaview, modelos disponibilizados somente no Japão, além do popular NES Zapper.

Masayuki Uemura também colaborou no desenvolvimento de jogos

Não foi somente na criação do NES e do SNES que Masayuki Uemura colaborou, mas tambem no desenvolvimento de diversos títulos como, por exemplo, Ice Climber, Clu Clu Land e uma trilogia de jogos de esporte de Futebol, Beisebol e Golfe. Porém, infelizmente Masayuki se aposentou em 2004 e se tornou professor na Universidade Ritsumeikan em Kyoto.

Em 2020 o site Nintendo Life entrevistou Masayuki Uemura durante sua visita ao Reino Unido. Durante a sua fala, ele disse sobre um dos destaques de sua carreira:

"A melhor época de que me lembro foi quando concluímos o desenvolvimento do Famicom. Naquela época não sabíamos se ia ser popular ou não, mas o fato de conseguirmos finalizar o produto foi muito satisfatório. Essa foi a primeira missão; para ter certeza de concluir o desenvolvimento do dispositivo e eu fiz isso, então fiquei feliz."

O criador dos jogos Smash Bros. e Kirby, Masahiro Sakurai, diz no Twitter:

"Foi anunciado que Masayuki Uemura, o criador do Family Computer, faleceu. Rezo pela sua alma ... NES é o console de videogame pelo qual fui mais influenciado. Sem isso, não estaria lá."

É provável que a Nintendo seria completamente diferente do que é hoje se não fosse as contribuições de Masayuki Uemura para o mundo dos videogames. O Oficina da Net se solidariza com os sentimentos dos amigos e familiares com a perda de Masayuki.