É o fim de uma era! Essa frase se aplica bem para a franquia do simulador de futebol desenvolvido pela Electronic Arts (EA), o FIFA. De acordo com uma nota divulgada pela empresa nesta quinta-feira (7), o jogo pode mudar de nome para as próximas edições, repetindo o que aconteceu com seu rival, Pro Evolution Soccer (PES), que a partir deste ano começou a ser chamado eFootball pela Konami. No caso do FIFA, o imbróglio envolve a renovação de contrato com a maior entidade do futebol, vínculo que termina em 2022.

EA Sports considera mudar nome da franquia FIFA

A EA Sports, braço da EA com foco no desenvolvimento de jogos de esporte, conta com marcas fortes licenciadas para sua franquia de jogos, como é o caso da NFL (liga de futebol americano), a NBA (liga de basquete) e a Fórmula 1. Esses contratos permanecerão existindo, assim como o de campeonatos importantes do mundo do futebol, como a Premier League (Inglaterra), a Bundesliga (Alemanha) e a La Liga (Espanha), esse último foi renovado recentemente até 2030.

FIFA 22 pode ser o último com o nome da federação de futebol internacional. (Créditos: EA/Reprodução)

A desenvolvedora também estendeu o vínculo com a Uefa e a Bundesliga para a utilização das marcas nos torneios da Liga dos Campeões e Campeonato Alemão dentro do jogo, bem como a Libertadores da Conmebol. Com esses contratos em vigor, a EA entende que a marca FIFA já não é essencial para identificar o jogo como um simulador oficial de futebol.

Questão financeira

Além da extensão de contratos com as principais ligas de futebol, há também a questão financeira. Segundo o jornalista Tariq Panja, do NYT, a EA paga para a Fifa mais de US$ 100 milhões por ano (R$ 548 milhões). Essa é a principal receita comercial da federação internacional atualmente. Por conta da crise econômica causada pela pandemia, a EA estuda não renovar o contrato e assim economizar esse alto valor.

Lançado em 1993, a franquia FIFA sobreviveu a diversas gerações de consoles, desde o Mega Drive, Super Nintendo, Master System e Nintendo 64, até os mais atuais PlayStation 5 e Xbox Series. Por enquanto, podemos dizer que é cedo para palpitar sobre o novo nome da franquia de jogos de futebol da EA.