A Microsoft está começando a disponibilizar uma nova atualização para os consoles Xbox. Uma das principais novidades desse update de setembro é a nova versão do navegador Edge, baseado no Chromium, que está presente nos videogames Xbox Series X/S e Xbox One. O novo Edge suporte teclado e mouse e agora passa a ter recursos como, por exemplo, o acesso ao Google Stadia, Discord, Progressive Web Apps (PWAs) e mais!

As funcionalidades que estavam sendo testadas no início deste ano para o navegador Edge nos consoles Xbox One e Xbox Series X/S estão sendo disponibilizadas para todos agora. É importante salientar que no caso do Xbox One, o Edge utilizado não é a versão mais recente do Browser baseado em Chromium, mas permite funcionalidades como a de jogar no Google Stadia.

Quais as melhorias que chegam na nova atualização dos consoles para o navegador Edge?

De acordo com a Microsoft, o navegador para os consoles Xbox traz "uma experiência de navegação rápida, segura e moderna diretamente do seu console". Ou seja, o browser é quase idêntico a versão desenvolvida para desktop, onde encontramos, por exemplo, guias verticais e sincronização de todos os dados do navegador na nuvem para outros dispositivos acessem sem a necessidade de um arquivo de backup.

Como o Edge nos Xbox permite agora mouse e teclado, é provável que jogadores optem por utilizar essa configuração para obter uma produtividade maior dependendo da atividade para a qual o navegador será utilizado. Será interessante jogar games do Google Stadia ou da Steam (títulos para PC) através de um mouse e/ou controle do Xbox. Infelizmente ainda não temos o suporte para microfone no browser, segundo o The Verge.

Novos recursos para o Play Later

Foi anunciado pela Microsoft a função de descoberta no Play Later. Além disso, foi revelado que os jogos para PC via nuvem do Xbox Game Pass ou Xbox Remote Play estão disponíveis para os consoles Xbox.