Ao que tudo indica, a disputa na justiça entre a Apple e a Epic Games está longe de ter um fim. Neste novo episódio, a discussão envolve o jogo Fortnite, que deve seguir banido da Apple Store do iOS, até o parecer final da justiça. Dessa forma, se você é um amante do jogo, e tem um iPhone, saiba que essa espera pode ser longa. A briga na justiça pode levar até 5 anos. Confira os detalhes a seguir.

Fortnite não deve voltar ao iOS até a decisão final da Justiça

Os indícios de que a disputa judicial vai longe, podem ser constatados nos e-mails compartilhados pelo CEO da Epic, Tim Sweeney no Twitter, na última quarta-feira (22). De acordo com o CEO, a Apple teria prometido habilitar o Fortnite na App Store, caso a desenvolvedora respeitasse as regras da loja.

Em suma, como a Apple foi obrigada a disponibilizar pagamentos externos na plataforma, Sweeney pediu que o Battle Royale fosse liberado de novo. Entretanto, a Apple afirmou que não pretendia mais reativar o Fortnite, nem outros apps da empresa. A justificativa é que a Epic teria "cometido uma quebra intencional de contrato e de confiança, escondendo códigos e fazendo declarações falsas e omissas".

Além disso, a Apple citou a última decisão da juíza Yvonne Gonzalez Rogers — responsável pelo caso no Tribunal — para justificar o bloqueio de Fortnite.

De acordo com Mark Perry, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Apple:

"(…) o tribunal reconheceu que ‘a Apple tinha direitos contratuais para agir como agiu. Ela meramente reforçou esses direitos, conforme os próprios documentos internos [da Epic] mostravam que a Epic Games esperava por isso’".

Ademais, a Apple citou a falta de confiança em Sweeney. Segundo a Apple, o CEO da Epic afirmou que não iria incluir métodos de pagamento alternativos em Fortnite, só para que o jogo volte à App Store. Por conta disso, a empresa resolveu manter o jogo banido, e afirma que não vai considerar outro pedido.

Sweeney acusa Apple de traição

Em resposta, Sweeney foi ao Twitter acusar novamente a Apple de praticar traição e monopólio. De acordo com o CEO, a Apple está cometendo uma injustiça, e prática anticompetitiva. É dito isso, pois a Epic pagou a multa de US$ 6 milhões exigida pelo Tribunal, referente ao tempo que o jogo lucrou com métodos alternativos de pagamento.

Em seu Twitter, Sweeney afirma que:

"A Apple mentiu. A Apple passou um ano dizendo ao mundo, ao tribunal e à imprensa que ‘acolheria com agrado o retorno da Epic à App Store, se a empresa concordasse em seguir as mesmas regras que todo mundo’. A Epic concordou, e agora a Apple mais uma vez abusou de seu poder de monopólio sobre um bilhão de usuários".