Considerando que o Nintendo Switch foi pensado para ser um console híbrido, podendo ser utilizado tanto em casa, ligado a TV, quanto na rua, é um tanto quanto estranho o videogame não contar com suporte para fones de ouvido Bluetooth em seu lançamento. Devido a este fato, diversos fabricantes de acessórios para consoles lançaram um adaptador USB contendo um sistema de transmissão e recepção Bluetooth para conectar dispositivos de áudio Bluetooth. Felizmente, esse "quebra-galho" não será mais necessário, pois a Nintendo disponibilizou na atualização 13.0.0 o suporte a transmissão de áudio via Bluetooth.

A novidade foi anunciada pelo perfil oficial da Nintendo of America no Twitter. Embora seja animador ter finalmente o suporte nativo ao áudio Bluetooth no Nintendo Switch, não há como negar que muitos jogadores devem estar com ódio da empresa neste momento. O motivo é devido ao fato de que aqueles que compraram os acessórios feitos para contornar a falta deste tipo de conexão, agora tem um "lixo" em suas mãos, pois não faz mais sentido utilizar mais os produtos após essa nova atualização.

Como funcionará

Após instalar a atualização 13.0.0, um novo menu "Áudio Bluetooth" irá surgir logo abaixo da opção "Controllers and Sensors" nas configurações do Nintendo Switch. Ao selecionar a nova opção, será exibido uma tela simples com um botão para realizar o emparelhamento do console com os fones de ouvido Bluetooth (ou caixas de som). Com esta novidade, os jogadores terão uma imersão maior ao jogar os games no console da Nintendo.

Menu do Nintendo Switch. Fonte: Nintendo of America (Twitter)
Menu do Nintendo Switch. Fonte: Nintendo of America (Twitter)

Embora seja possível parear até 10 dispositivos de áudio Bluetooth ao mesmo tempo no Nintendo Switch, o console só permite que um único fone de ouvido ou caixa de som seja utilizado ativamente. Infelizmente o Nintendo Switch não suporta a utilização de microfones, seja em fones de ouvido ou caixas de som Bluetooth. Talvez seja por esse motivo que a Nintendo não implementou o suporte ao áudio Bluetooth no lançamento do console.

Adaptadores Bluetooth para Nintendo Switch ainda podem valer a pena

Adaptador Bluetooth Gulikit para Nintendo Switch. Fonte: imore
Adaptador Bluetooth Gulikit para Nintendo Switch. Fonte: imore

Caso você utilize com frequência o microfone de seu fone de ouvido Bluetooth, pode valer a pena manter seu adaptador Bluetooth para jogar utilizando o chat de voz dos jogos no Nintendo Switch.

O que achou da novidade? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!