As ações das maiores empresas de jogos da China, a Tencent e a NetEase, despencaram recentemente devido às regras que foram impostas pelo governo chinês recentemente. Com a restrição de tempo determinada para menores de 18 anos na China, os investidores acabaram ficando assustados e isso causou uma perda de mais de US$60 bilhões somando as duas companhias citadas. Esse valor é cerca de 8 vezes maior do que o que foi pago pela Microsoft pela Zenimax Media, que controla a Bethesda Softworks e outros grandes estúdios.

Segundo a Xinhua News Agency, houve uma reunião entre os funcionários do governo chinês e os executivos da Tencent e NetEase na quarta-feira desta semana. Durante esta reunião, as autoridades disseram para as empresas evitarem um "foco solitário" no lucro, pois isso pode levar ao "desenvolvimento de mecânicas que promovam o vício entre menores".

De acordo com as informações disponibilizadas pela Xinhua News Agency:

"As autoridades ordenaram que as empresas e plataformas aumentassem a análise do conteúdo de seus jogos. O conteúdo obsceno e violento e aquelas tendências prejudiciais à saúde, como adoração ao dinheiro e efeminação, devem ser removidos."

O site South China Morning Post também diz que a China está diminuindo a aprovação das licenças de jogos online, algo necessário para que os games sejam lançados. O órgão chinês responsável pelas aprovações, o China National Press and Publication Administration, ainda não disponibilizou a lista de títulos aprovados do mês de agosto, quebrando sua tradição de publicar tais informações sempre ao final de cada mês.

O jornal The Economic Information Daily, citado pelo site Bloomberg, publicou um texto onde denunciava os efeitos de jogos em jovens chineses, dizendo que a prática de jogar seria um "ópio espiritual". Esse tipo de declaração é um reflexo dos pensamentos do governo chinês, que acabou tomando medidas para "proteger" os jovens do país.

Sobre a NetEase

Fundada em 1997 por Ding Lei na China, a NetEase é hoje uma das maiores empresas de Internet e jogos do mundo. A empresa possui títulos como Westward Journey, Tianxia III, Heroes of Tang Dynasty Zero, Ghost II, Nostos e Onmyoji. Além disso, a companhia possui uma parceria com a Blizzard Entertainment para disponibilizar versões chinesas dos jogos World of Warcraft, StarCraft II e Overwatch.

Sobre a Tencent

Fundada em 1998 na China, a Tencent é hoje a maior fornecedora de jogos do mundo. A empresa tem participação das ações de estúdios como Riot Games, Supercell, Epic Games, Activision Blizzard, Ubisoft, Remedy Entertainment, entre outras.