Acabou de ser lançada uma nova atualização para o console de próxima geração, o PlayStation 5, onde foram adicionadas funcionalidades importantes para o videogame. A maior novidade deste update do PS5 está sendo a capacidade de utilizar uma unidade de armazenamento externa para armazenar os jogos.

A notícia da possibilidade de armazenar jogos em HDDs ou SSD externos pode ser empolgante, mas ainda não significa que a Sony habilitou o slot de SSDs M.2. O PlayStation irá permitir a conexão de unidades externas de armazenamento via USB somente para guardar os jogos, sem executá-los. O objetivo desta implementação é permitir que os usuários do console não precisem excluir seus jogos para instalar outros no SSD de 825GB (somente 667GB são utilizáveis, devido ao espaço ocupado pelo sistema operacional e outros arquivos) do PS5.

Anteriormente, a Sony havia permitido que os jogadores pudessem guardar títulos do PS5 compatíveis com o PlayStation 5 em unidades de armazenamento externas, porém, até agora não era possível fazer o mesmo para os jogos do PS5. O intrigante é que os games do PS4 compatíveis com o console de próxima geração da Sony podem ser jogados mesmo estando armazenados em um HDD ou SSD externo, porém o mesmo não pode ser feito com os títulos do PS5. O motivo disso, de acordo com a Sony, é que "como os jogos para PS5 são projetados para aproveitar as vantagens da ultra velocidade do SSD do console", o usuário ainda terá de copiá-los de volta para o SSD para executá-los. A Sony afirma que a cópia de volta para o SSD deverá ser mais rápida que reinstalar o game pela internet ou copiar jogos localmente.

Nova funcionalidade de armazenamento em HDDs/SSDs externos é uma medida paliativa

A implementação da função de armazenamento de jogos para PS5 em HDDs/SSDs externos é apenas uma medida paliativa até que a Sony habilite o slot de expansão para SSDs M.2. Infelizmente ainda não se sabe oficialmente quando esta esperada atualização virá, mas segundo o site Bloomberg, ela deverá chegar na metade de 2021.

Outras novidades também foram adicionadas ao firmware de abril para o PS5

Além da possibilidade de armazenamento de jogos em SSDs/HDDs externos, a atualização do mês de abril para o PS5 adiciona também outras importantes funcionalidades ao console. Agora o comando para desativar o bate-papo em jogos ficou mais fácil de ser realizado. Além disso, os jogadores também poderão ajustar de forma individual o áudio dos usuários que está muito alto ou baixo demais.

Outra novidade que a Sony implementou foi a possibilidade de se pesquisar na biblioteca de jogos os títulos que foram comprados. Além disso, agora é possível também ocultar games na biblioteca, auxiliando na organização da mesma para achar mais facilmente o que se quer.

O que achou desta nova atualização que está chegando para o PlayStation 5? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!