No ano de 2009, infelizmente, um jogo de tiro que retratava a batalha no Iraque foi cancelado devido as críticas da imprensa, de veteranos militares britânicos e grupos de anti-guerra. Agora foi anunciado pela editora Victura, formada pelo CEO da desenvolvedora original do jogo, a Atomic Games, anunciou que foi retomado o desenvolvimento do título pelo estúdio Highwire Games, fundado por veteranos da Bungie (Jaimie Griesemer, Jared Noftle e Marty O'Donnell).

O anúncio do retorno de Six Days in Fallujah diz que o game continua sendo um jogo de tiro tático militar em primeira pessoa. Seu enredo é baseado em "histórias verdadeiras" da Segunda Batalha de Fallujah, que ocorreu em 2004.

Realismo e imersão

De acordo com Victura, o desenvolvimento do jogo está sendo feito em parceria com fuzileiros navais e soldados da linha de frente que participaram da Batalha de Fallujah. O objetivo ao criar este título é trazer aos jogadores a imersão a ponto de causar a "incerteza e utilização de táticas modernas de combate", causando uma grande sensação de realismo para o game.

Sobre a Batalha de Fallujah

Durante a Batalha de Fallujah, houve o envolvimento de mais de 100 fuzileiros navais, soldados e civis iraquianos. Através de suas histórias pessoais, fotografias e gravações de vídeo, a equipe de desenvolvimento do jogo apresenta um grande realismo ao título. O CEO da Vivture, Peter Tamte, diz:

"É difícil entender como é realmente o combate através de pessoas falsas fazendo coisas falsas em lugares falsos.

Esta geração mostrou sacrifício e coragem no Iraque tão notável como qualquer outro na história. E agora eles estão oferecendo ao restante de nós uma nova maneira de entender um dos eventos mais importantes do nosso século. É hora de desafiar estereótipos desatualizados sobre o que os videogames podem ser."

O realismo exacerbado assustou a Konami

O produtor original de Six Days, James Cowgill, disse à Variety que o jogo havia sido cancelado devido a quantidade de fatos reais que acabaram assustando os diretores da Konami. James diz:

"Basicamente, uma vez que a Konami Japan percebeu que tinha um jogo controverso em suas mãos, tudo ficou quieto da Konami. O apoio acabou de cair."

A editora Victura disse hoje que o objetivo do jogo é fazer "o FPS militar mais autêntico até hoje" e contar suas histórias "com a integridade que merecem".

O que achou da iniciativa da Victura ao retomar o desenvolvimento de Six Days in Fallujah?