The Last of Us é sem dúvidas um dos maiores exclusivos de PlayStation 4. Com o sucesso do primeiro jogo, a franquia já conquistou o coração de muitos jogadores ainda na sétima geração de consoles, algo que veio a aumentar com a versão remasterizada para PlayStation 4. The Last of Us Part II chegou com a missão de agradar aos fãs e consagrar ainda mais um nome que já havia conquistado seu espaço. Não foi unanimidade, muitos sentiram-se decepcionados com o título, porém o jogo lançado em 2020 pela Naughty Dog foi considerado um primor técnico pela maior parte do público e pela mídia em geral.

O sucesso de The Last of Us Part II resultou em uma temporada de prêmios avassaladora, com o título protagonizado por Ellie sendo eleito o melhor jogo do ano em diferentes premiações. Entre prêmios de menor expressão e também os mais reconhecidos, como o The Game Awards, The Last of Us Part II mostrou-se soberano contra a concorrência e tornou-se o que pode ser chamado de jogo definitivo do ano. Ninguém parece ter tido forças para bater de frente com o lançamento da Naughty Dog, por mais que muita discussão tenha acontecido sobre decisões tomadas no jogo, principalmente em seu roteiro.

Todo este sucesso nas premiações fez a franquia The Last of Us atingir números impressionantes e conseguir recordes.

Franquia com mais prêmios

Juntando os prêmios de The Last of Us e The Last of Us Part II, a franquia exclusiva de PlayStation atingiu o número de 509 GOTYs, quebrando um recorde impressionante.

De acordo com o site GameAwards, os dois jogos contribuíram quase que igualmente para isto, com o primeiro título tendo conquistado 254 prêmios, enquanto a continuação da jornada já garantiu 255 troféus. O jogo de 2013 conquistou 196 prêmios da mídia especializada e 58 troféus de escolha do público, já The Last of Us Part II tem, até agora, 166 prêmios da mídia e foi eleito o melhor jogo pelo público em 88 premiações.

The Last of Us Part II tem a chance de quebrar ainda mais recordes, pois mais premiações ainda podem ser conquistadas. O jogo está perto de ultrapassar The Witcher 3: Wild Hunt e tornar-se o título mais premiado da história. A aventura de Geralt de Rivia tem 260 prêmios.