No último sábado (16), o Bloomberg publicou um artigo, escrito por Jason Schreier, que fala mais sobre o problemático lançamento de Cyberpunk 2077. O artigo deixa evidente que o desenvolvimento do jogo foi conturbado. Foram feitas revelações polêmicas, incluindo a informação sobre a CD Projekt Red ter criado uma demo falsa do rpg futurista.

Confira as palavras de um dos membros da equipe.

"Fãs e jornalistas ficaram maravilhados com a ambição e a escala do Cyberpunk 2077. O que eles não sabiam é que a demonstração era quase inteiramente falsa. A CD Projekt ainda não havia finalizado e codificado os sistemas de jogo subjacentes, e é por isso que tantos recursos, como emboscadas de carros, estavam faltando no produto final. Os desenvolvedores disseram que sentiram que a demo foi uma perda de meses que deveria ter sido usada para fazer o jogo."

Crunch

O crunch tem sido um problema na indústria. Muitas desenvolvedoras tem se envolvido em polêmicas, com equipes de desenvolvimento se vendo obrigadas a exercer horas a mais de trabalho. A CD Projekt Red não fugiu deste que, infelizmente, tem se tornado o padrão atual.

Falando sobre as horas excessivas de trabalho, Adrian Jakubiak, ex-programador de áudio da CD Projekt Red, comentou que o período de crunch não era obrigatório, mas afirmou que trabalhava até 13 horas por dia, pois sentia-se pressionado a trabalhar mais. Jakubiak ainda disse ter alguns amigos que perderam suas famílias por causa de situações como essa.

O desenvolvimento começou em 2016

Adrian Jakubiak revelou também que o desenvolvimento do jogo começou apenas após os DLCs de The Witcher 3, em 2016. Jakubiak afirmou que sabia que o lançamento não iria ocorrer bem, mas não o quão desastroso seria.

Os desenvolvedores tiveram de diminuir o mundo do jogo e retirar mecânicas, pois com todo conteúdo só seria possível lançar o título em 2022, data que não batia com a exigência da diretoria. Foi dito que após o anúncio do lançamento em abril de 2020, os próprios devs tiravam sarro da situação do projeto, fazendo memes e apostando quando o jogo seria lançado.