Há um certo tempo, a Microsoft, por incrivel que pareça, fez a proposta de comprar a Nintendo para ter os jogos desenvolvidos pela japonesa no Xbox. Quando os responsáveis pela Nintendo ouviram a proposta, eles não apenas recusaram, mas riram muito. A informação veio do site Bloomberg em entrevista com o ex-diretor de relações da Microsoft para o Xbox.

O ex-diretor de relações com terceiros da Microsoft para o Xbox, Kevin Bachus, durante um debate sobre a criação do Xbox, em um certo momento da conversa disse:

"Steve [Ballmer, ex-CEO da Microsoft] nos fez encontrar a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos. Eles apenas riram demais. Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que a reunião foi."

A Microsoft chegou a tentar comprar várias empresas quando o Xbox estava sendo lançado pela primeira vez, segundo a entrevista. Dentre as desenvolvedoras de jogos que receberam a proposta estavam: Eletronic Arts, Midway Games e Square (antes da fusão com a Enix). A EA se recusou a fechar negócio enquanto a Square simplesmente recebeu uma oferta muito baixa.

Depois das propostas citadas acima, a Nintendo recebeu a proposta de compra. O chefe de desenvolvimento de negócios do Xbox, Bob McBreen, disse à Bloomberg:

"Na verdade, tínhamos a Nintendo em nosso prédio em janeiro de 2000 para trabalhar nos detalhes de uma joint venture onde demos a eles todas as especificações técnicas do Xbox. O lance era péssimo em hardware e, em comparação com o PlayStation da Sony, era mesmo. Então a ideia era: 'Escute, você é muito melhor nas partes do jogo com o Mario e tudo mais. Por que você não nos deixa cuidar do hardware? ' Mas não deu certo."

A Nintendo não respondeu imediatamente ao pedido. Na época, o Nintendo 64 já havia sido lançado e a empresa se preparava para anunciar o GameCube, consoles que venderam menos que o Super Nintendo (SNES). Porém, alguns anos depois a companhia japonesa iria lançar depois o DS e o Wii, duas plataformas de muito sucesso.

Microsoft comprou a Bethesda Softworks

No ano passado a Microsoft chegou a comprar a ZeniMax Media, proprietária do estúdio Bethesda Softworks. É provável que a gigante norte americana não pare por aí e adquira mais estúdios e editoras.

O que será que poderia ter ocorrido se a Nintendo tivesse aceitado a oferta da Microsoft? Talvez os Xbox Series X/S teriam estreado com grandes títulos no final do ano passado. Comente abaixo qual é a sua opinião sobre esta história e compartilhe conosco os seus pensamentos!