Genshin Impact apareceu na reta final de 2020 para consagrar-se como um dos grandes sucessos do ano, surpreendendo a muitos com uma rápida ascenção. O jogo conquistou o público em poucos dias, acumulando jogadores e sendo elogiado pela qualidade oferecida. Agora, todo este sucesso recebeu um reconhecimento maior, com o título sendo eleito o jogo mobile do ano tanto pelo Google quanto pela Apple.

Apresentando fortes semelhanças com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o jogo da miHoYo surgiu como uma boa alternativa para aqueles que desejavam uma aventura parecida com a mais recente jornada de Link, no entanto, o título oferecido pela desenvolvedora chinesa alcançou um sucesso ainda maior do que o esperado, tornando-se uma das sensações do segundo semestre de 2020, conquistando números impressionantes.

Considerado um sucesso que não havia sido previsto, Genshin Impact passou a aparecer no topo da lista de transmissões online, tornando-se o foco de diversos streamers de extremo alcance. O rpg com visual de anime, entregando uma excelente exploração e um ótimo combate, faturou mais de US$ 100 milhões apenas nas suas duas primeiras semanas, com o número atingindo a marca de US$ 245 milhões após o jogo completar seu primeiro mês.

O título chines é oferecido gratuitamente, porém o segredo de seu lucro está no sistema de desbloqueio de novos personagens. Sendo um gacha, Genshin Impact faz com que seus jogadores devam "rodar a roleta", que no caso do jogo é um sistema de orações, para realizar a tentativa de conseguir um novo personagem ou item. Existe a possibilidade de conseguir personagens com um progresso natural, porém este caminho é consideravelmente mais demorado do que investir no título. Desta forma, Genshin Impact faz com que inúmeros jogadores busquem por novos personagens, enquanto seu lucro aumenta a cada dia.

Jogo do ano

Agora, Genshin Impact confirma seu surpreendente sucesso ao tornar-se o jogo mobile definitivo do ano.

No prêmio "Best of 2020" a Google escolheu os melhores entre todos os aplicativos, séries, livros, filmes e jogos lançados na Play Store durante o ano. Na categoria de games, enquanto o público escolheu Dream League Soccer 2021 como seu favorito, os editores fizeram de Genshin Impact o grande vencedor da premiação. Além de jogo do ano, o rpg gacha ainda levou para casa o prêmio de jogo mais inovador na plataforma.

"Qualquer título coroado Melhor Jogo precisa exceder expectativas e entregar experiências envolventes, acessíveis e que definem o gênero. Por sorte, o vencedor deste ano faz tudo isso sem nem suar." Afirmou o anúncio.

Já nas plataformas da Apple, Genshin Impact também consagrou-se como o melhor título do ano para iPhone (iOS). A Apple declarou que a miHoYo entregou um "RPG de mundo aberto que levou jogadores por um enorme reino com monstros coloridos e titãs capazes de fazer a terra tremer, tudo trazido à vida com efeitos visuais de ponta".

Ainda na mesma premiação, Legends of Runeterra foi eleito o melhor jogo do ano para iPad, enquanto Disco Elysium foi o vencedor para Mac.