Sony irá otimizar o funcionamento do cooler do PS5 com atualizações online

Através de entrevista com um funcionário da Sony, foi revelado que empresa irá otimizar o funcionamento do cooler do PS5 através de atualizações online. Entenda como e porque os desenvolvedores decidiram fazer isto.

Sony irá otimizar o funcionamento do cooler do PS5 com atualizações online

Recentemente o site 4Gamer realizou uma entrevista com o VP de projeto mecânico da divisão de design de hardware da Sony Interactive Entertainment, Yasuhiro Ootori (via Eurogamer). Durante as perguntas e respostas, foi revelado que a Sony pretende otimizar o funcionamento do cooler do PS5 através de atualizações online.

A Sony não realizou as alterações no comportamento do cooler antes de lançar seu console de próxima geração porque, segundo Yasuhiro, é necessário que se tenha dados de funcionamento da APU (Unidade de Processamento Acelerado) de cada jogo. Yasuhiro diz:

"Vários jogos serão lançados no futuro e os dados sobre o comportamento da APU em cada jogo serão coletados. Temos um plano para otimizar o controle do cooler com base nesses dados."

Recentemente o Playstation 5 foi desmontado por um funcionário da Sony e no vídeo foi revelado o cooler de 120mm de diâmetro e 45mm de profundidade. Para o cooler funcionar, o console utiliza um sensor de temperatura dentro do APU, além de se basear nos dados de mais 3 sensores de temperatura localizados na placa principal. Através das temperaturas medidas em cada jogo, a Sony pretende gerar comportamentos específicos do cooler do PS5 para cada título.

Cooler do PS5. Fonte: Sony
Cooler do PS5. Fonte: Sony

Através das configurações personalizadas para o funcionamento do cooler de atualizações online, a Sony pretende fazer com que o PS5 rode os games sem aquecer muito e ao mesmo tempo tentando não gerar muito ruído. Afinal de contas, a Sony projetou o Playstation 5 no intuito de fazer com que ele seja silencioso.

Sony estudou detalhadamente o funcionamento do sistema de refrigeração do PS5

Ao longo da entrevista, Yasuhiro Ootori tambem disse que a Sony realizou testes utilizando uma versão translucida do PS5 com gelo seco. Desta forma, os engenheiros puderam observar o comportamento da fumaça gerada pelo gelo seco e ao mesmo tempo analisar as temperaturas em cada parte do sistema, facilitando assim a realização de melhorias na refrigeração.

O que achou da solução da Sony para manter o seu console frio e silencioso? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

PS5 é desmontado ao vivo pela Sony
Games

PS5 é desmontado ao vivo pela Sony

Designer de hardware da Sony desmonta ao vivo o console Playstation 5. Confira todos os detalhes do videogame de próxima geração da japonesa!

PS5 e Xbox Series X|S tem temperaturas médias e máximas reveladas
Games

PS5 e Xbox Series X|S tem temperaturas médias e máximas reveladas

Os consoles de próxima geração da Sony e da Microsoft tiveram suas temperaturas médias e máximas reveladas. Será que a refrigeração desenvolvida para os novos videogames foi eficiente? Confira!

Blue Box, de Abandoned, posta mensagem sobre ameaças de morte
Games

Blue Box, de Abandoned, posta mensagem sobre ameaças de morte

Após a badalação do título, por conta de rumores envolvendo Hideo Kojima, os desenvolvedores de Abandoned estão passando por um momento complicado.