Recentemente o site 4Gamer realizou uma entrevista com o VP de projeto mecânico da divisão de design de hardware da Sony Interactive Entertainment, Yasuhiro Ootori (via Eurogamer). Durante as perguntas e respostas, foi revelado que a Sony pretende otimizar o funcionamento do cooler do PS5 através de atualizações online.

A Sony não realizou as alterações no comportamento do cooler antes de lançar seu console de próxima geração porque, segundo Yasuhiro, é necessário que se tenha dados de funcionamento da APU (Unidade de Processamento Acelerado) de cada jogo. Yasuhiro diz:

"Vários jogos serão lançados no futuro e os dados sobre o comportamento da APU em cada jogo serão coletados. Temos um plano para otimizar o controle do cooler com base nesses dados."

Recentemente o Playstation 5 foi desmontado por um funcionário da Sony e no vídeo foi revelado o cooler de 120mm de diâmetro e 45mm de profundidade. Para o cooler funcionar, o console utiliza um sensor de temperatura dentro do APU, além de se basear nos dados de mais 3 sensores de temperatura localizados na placa principal. Através das temperaturas medidas em cada jogo, a Sony pretende gerar comportamentos específicos do cooler do PS5 para cada título.

Cooler do PS5. Fonte: Sony
Cooler do PS5. Fonte: Sony

Através das configurações personalizadas para o funcionamento do cooler de atualizações online, a Sony pretende fazer com que o PS5 rode os games sem aquecer muito e ao mesmo tempo tentando não gerar muito ruído. Afinal de contas, a Sony projetou o Playstation 5 no intuito de fazer com que ele seja silencioso.

Sony estudou detalhadamente o funcionamento do sistema de refrigeração do PS5

Ao longo da entrevista, Yasuhiro Ootori tambem disse que a Sony realizou testes utilizando uma versão translucida do PS5 com gelo seco. Desta forma, os engenheiros puderam observar o comportamento da fumaça gerada pelo gelo seco e ao mesmo tempo analisar as temperaturas em cada parte do sistema, facilitando assim a realização de melhorias na refrigeração.

O que achou da solução da Sony para manter o seu console frio e silencioso? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!