Genshin Impact é a sensação do mês, um jogo que já se pagou em apenas duas semanas de lançamento com mais de US$100 milhões arrecadados. O game de estilo anime conta com uma mecânica bem conhecida e popular no mundo todo, a de gacha, na qual você deve realizar inovações para adquirir armas e personagens.

Ao todo, existem 21 personagens jogáveis até o momento, sendo 8 deles 5 estrelas, da maior raridade, e o restante 4 estrelas, mais comuns. Há também 2 personagens 5 estrelas dentre eles que devem chegar até a metade de novembro, a Klee e o Xiao terão seus banners nesse meio tempo, então incluiremos eles aqui.

Cada personagem tem sua função

Muitas das famosas tier lists ou rankings de personagens circulam a fim de ajudar aos jogadores a identificar quais personagens valem a pena investir. Contudo, Se trata de um jogo PvE e todas essas listas são ainda muito subjetivas. Em termos de escalonamento de skills, praticamente todos os personagens se encontram em patamares similares ao levar em conta sua função. E é baseado nesta palavra chave que traremos uma lista um tanto diferente.

Não faz muito sentido falarmos em personagens "mais fortes" em Genshin, apenas personagens de desempenham funções específicas melhores que outros, sendo assim absolutamente todos os personagens do jogo são úteis, basta estarem bem encaixados em um time com a devida sinergia de funções e elementos.

Dentre as funções existentes em Genshin, podemos separá-las por DPS (causador de dano), suporte e curandeiro. Todas essas funções ainda podem ainda ser classificadas com uma subcategoria de "ativadores". Os ativadores são aqueles que utilizam suas habilidades elementais e supremos e as deixam no campo, permitindo ao player trocar de personagem e manter a habilidade já usada ativa, mantendo reações elementais acontecendo no processo. Porém, não nos aprofundaremos nisso para a criação do nosso ranking.

Tendo isso em vista, cada um dos personagens no jogo tem uma ou duas funções, desempenhando elas muito bem ou de maneira mediana. Qualquer personagem que desempenha alguma função de maneira mediana possui também outra funcionalidade, por isso os personagens de Genshin são balanceados e falar em personagens "mais fortes do jogo" é na realidade uma bobagem.

Tier de personagens por suas funções em Genshin Impact

Dito isso, confira nosso ranking de personagens por função em Genshin Impact, lembrando que, assim como qualquer outra, essa lista é subjetiva e o mais importante em um jogo como esse é simplesmente utilizar os personagens que se gosta, e não porque alguém disse que ele é forte.

DPS - O que caracteriza um DPS é o dano causado pelo personagem. Esse dano pode ser explosivo em questão de poucos segundos, ou consistente ao longo de minutos de luta. São geralmente aqueles personagens com baixo tempo de recarga e/ou bônus de dano nos ataques básicos ou carregados.

Tier dos DPS de Genshin Impact.
Tier dos DPS de Genshin Impact.

Suporte - Um suporte em Genshin Impact é aquele personagem que pode proteger a equipe, controlar o campo ou possibilitar/facilitar reações elementais. Não significa que esses personagens não possam causar muito dano, mas o melhor deles está em outro lugar.


Tier dos suportes de Genshin Impact.
Tier dos suportes de Genshin Impact.

Curandeiros - Com um título autoexplicativo, curandeiros curam a si mesmos e sua equipe. Muitos curandeiros curam enquanto realizam alguma outra função também. Se trata também da classe mais restrita até o momento, com poucos persoangens que realizam essa função.

Tier dos curandeiros de Genshin Impact.
Tier dos curandeiros de Genshin Impact.

Vale destacar que a vasta maioria dos personagens abaixo do Tier S possuem mais de uma função. É natural que personagens que façam duas ou três coisas não sejam excelentes em nenhuma, mas sim extremamente versáteis. A maior exceção do game é a Amber, a primeira personagem adquirida de maneira gratuita que possui um kit de habilidades bem limitado. Porém, o próximo patch trará buffs para a skill elemental dela para que ela não seja tão facilmente descartada.