Como ainda há barreiras para os serviços de streaming de jogos nos dispositivos mobile da Apple (iPhone e iPad), a Microsoft está desenvolvendo uma solução que irá trazer o xCloud através dos navegadores do iOS e iPadOS. De acordo com informações obtidas pelo site The Verge, através de fontes familiarizadas com os planos da desenvolvedora do Windows, a companhia estaria desenvolvendo uma versão web do xCloud para funcionar em aparelhos mobile da "maçã". Entretanto, foi dito que a Microsoft ainda continua trabalhando para que seu app também funcione na App Store (loja de aplicativos da Apple).

A informação mencionada acima foi revelada durante uma reunião geral interna da Microsoft, onde Phil Spencer, diretor de jogos da empresa, mencionou o desenvolvimento do xCloud feito para navegadores. Phil diz:

"Com certeza vamos chegar no iOS. Vamos estar presentes em iPhones e iPads com Game Pass."

Anteriormente a Apple estava disposta a bloquear todo e qualquer serviço de streaming de jogos em sua loja, alegando que para permitir que as plataformas funcionassem em sua loja de aplicativos, seria necessário revisar cada jogo que seria disponibilizado para os assinantes usuários do iOS e iPadOS. Entretanto, após algum tempo, a empresa revisou suas políticas de jogos na App Store e agora é possível rodar os jogos de serviços de streaming sem problemas no iPhone e iPad. Porém, a Apple irá exigir que os aplicativos de jogos sejam baixados individualmente na App Store.

xCloud no PC

Durante a reunião citada no início, Phil também abordou sobre os planos da Microsoft para o xCloud no PC. De acordo com o diretor da Xbox, esta será uma "grande oportunidade" para o Game Pass e o serviço de streaming de jogos da Microsoft. O objetivo da empresa é trazer em 2021 o xCloud para PCs com Windows 10.

O que achou da escolha feita pela Microsoft para trazer o xCloud para o iPhone e iPad? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!