De acordo com a uma declaração dada pela Apple, os serviços de streaming de jogos xCloud, da Microsoft, e Stadia, da Google, não estarão disponíveis em seus smartphones ou tablets. A justificativa da empresa norte americana para esta decisão é devido a exigência de revisão de cada jogo que é disponibilizado para seus dispositivos com sistema operacional iOS.

Um porta-voz da Apple declarou ao site Business Insider que a política de jogos para dispositivos mobile foi projetada para "proteger os clientes e fornecer condições justas e equitativas aos desenvolvedores."

O porta-voz da "maçã" continuou sua fala dizendo:

"Nossos clientes desfrutam de ótimos aplicativos e jogos de milhões de desenvolvedores, e os serviços de jogos podem ser absolutamente iniciados na App Store, desde que sigam o mesmo conjunto de diretrizes aplicáveis a todos os desenvolvedores, incluindo o envio de jogos individualmente para revisão e exibição. nos gráficos e na pesquisa. Além da App Store, os desenvolvedores podem optar por alcançar todos os usuários de iPhone e iPad pela Web através do Safari e de outros navegadores na App Store."

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, publicou abertamente em sua conta no Twitter dizendo que as políticas da Apple é a negação de todo um sistema de inovação que os jogos estão ganhando. Tim disse:

"A Apple proibiu o metaverso.

O princípio que eles afirmam, literalmente, descartaria todos os ecossistemas e jogos de plataforma cruzada com modos criados pelo usuário: não apenas XCloud, Stadia e GeForce NOW, mas também Fortnite, Minecraft e Roblox."

Mesmo com os testes que aconteceram com o xCloud no iOS, a experiência foi bem limitada comparada ao que se fez no Android. Foi oferecido somente um jogo (Halo: The Master Chief Collection) para um número máximo de 10 mil beta testers. Já no Android, os testes ofereciam 80 jogos.

Dado o fato de que o crescimento do streaming de jogos se encontra na iminência de um "boom", será interessante ver até quando as políticas da Apple irão permanecer as mesmas.

O que você acha da atitude da Apple com os serviços de streaming de jogos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!