PUBG, Fortnite, Apex Legends, Call of Duty Warzone: os quatro Battle Royale realmente dominam o mercado, mas agora um forte concorrente se apresenta. Spellbreak é o mais novo game Battle Royale com uma proposta bem diferente de outros games do gênero no mercado, o player assume o papel de magos em batalhas de mais 40 jogadores divididos em times ao longo de um mapa gigantesco.

Uma nova mecânica para o gênero

Descartando a típica mecânica focada em armas, Spellbreak abre um novo leque para o gênero, rapidamente seguida por uma bola de fogo, uma tempestade com raios e uma grande pedra. Embora seja imediatamente óbvio o quão diferente o jogo é, Spellbreak segue a mesma fórmula básica para o gênero. O jogo principal gira em torno de colocar os jogadores em um mapa cada vez mais reduzido e fazê-los lutar até que um jogador ou um time permaneça. Os esquadrões são formados por no máximo três jogadores, e mais recentemente também foi lançado o modo duo, ou seja, de duplas. Além disso, um modo solo também existe, onde é literalmente cada um por si.

Mas você não é um soldado da fortuna ou um agente secreto em Spellbreak, e eu ficaria surpreso se você visse algum dos Vingadores flutuando por aí. Mas você verá que os mestres do ar saltam no horizonte, bruxos tóxicos emergem de nuvens de veneno verde e feiticeiros-relâmpago desabam do céu. Spellbreak é um Battle Royale mágico da forma mais literal e figurativa.

Em vez de tiroteios tensos no solo, você se envolverá em enormes batalhas mágicas com incrível verticalidade e animações brilhantes e coloridas que rivalizam com a emoção e o esplendor de tudo de Avatar e Harry Potter. A mobilidade é muito importante no Spellbreak, então você não verá ninguém tentando se esconder. Em vez disso, você mal verá alguém permanecer no solo por mais de alguns segundos enquanto pula, voa ou se teletransporta para tentar obter vantagem sobre seu inimigo.

As batalhas

No início de cada partida, você deve escolher uma luva inicial que determina seu poder elemental inicial e as habilidades que você usará para a partida. Cada um tem seu próprio estilo de jogo único, com pontos fortes e fracos que você aprenderá rapidamente a explorar e superar. Mas você não estará preso a apenas um ataque para a luta. Espalhadas pelo mapa, há manoplas de todos os outros tipos, e você precisará usar as duas para sobreviver. Em cima deles, existem peças de equipamento para encontrar que oferecem vários buffs e benefícios que você precisará quando encontrar outro mago. Infelizmente, o tutorial do jogo não é bom para explicar seus sistemas mais complexos, ou a importância de alguns dos itens que você encontrará, mas você pode começar a aprender depois de algumas partidas.

À primeira vista, as batalhas podem parecer igualmente complicadas e completamente caóticas, mas Spellbreak é um jogo surpreendentemente simples de jogar. Cada manopla tem apenas dois ataques, então você só pensará em quatro maneiras de exilar um oponente por vez. E é muito gratificante jogar. Cada golpe é rápido e forte e há uma sensação real de feedback que vem de ver como o mundo irrompe em magia quando você pressiona um único botão. Mesmo se você perder uma batalha, a sensação de acertar um bom golpe ou tentar uma tentativa de fuga ousada é o suficiente para superar a perda.

Isso por si só já seria o suficiente para fazer o jogo parecer impressionante, mas Spellbreak tem mais um truque incrível para ajudar a consolidar esse jogo em sua mente, criando batalhas intensas e histórias para contar a todos os seus amigos.

Isso ocorre porque metade dos elementos interagem entre si no campo de batalha. Nuvens tóxicas explodem ao se conectar com o fogo. Tornados se transformam em tempestades com raios com uma única faísca. Existem dezenas de combinações que você deve aprender a usar e evitar enquanto agarra sua segunda luva e entra na briga. Esta adição torna cada luta especialmente única, no entanto, conforme você tenta acertar seu inimigo com um golpe duplo, eles estarão tentando virar seus próprios ataques contra você, ou anulá-los completamente. O que é ótimo neste sistema é que, apesar da combinação de ataques, existem basicamente apenas seis armas no jogo com aparência clara e distinta. Isso não significa apenas que não leva muito tempo para aprender o básico de cada um, mas também significa que você pode adicionar uma grande quantidade de profundidade a eles para jogadores mais experientes.

Ainda é apenas um começo

É uma pena, então, que Spellbreak seja parcialmente decepcionado por uma série de problemas de qualidade de tudo que seja fora do combate, e que esperamos sejam melhorados em atualizações futuras. Spellbreak é um jogo gratuito lançado recentemente fora da versão beta e ainda tem uma nova sensação, especialmente nas seções do menu. É uma coisa tão estranha de se comentar, mas a fonte dos menus parece um espaço reservado, como se fosse o que a caixa de texto usa como padrão. Obviamente, isso não é um grande problema, mas adiciona a sensação de que o jogo poderia usar um pouco mais de polimento fora do combate.

O tempo de carregamento pode parecer confortável, e a busca diária que, em teoria, encoraja os jogadores a tentar diferentes manoplas e táticas não parece oferecer qualquer recompensa, e metade do tempo parece desaparecer. O maior problema para mim é a tela de subida de nível que não pode ser ignorada no final de cada partida. Depois de uma grande ou terrível luta, você vai querer voltar para a luta o mais rápido possível, mas terá que navegar pelas telas antes de fazer isso.

Coisas menores nas partidas reais também podem ser melhoradas. Quando você está caindo em uma partida, pode ser difícil ver se alguém está caindo sem acidentalmente deslizar para fora do curso. Todos são problemas menores, e é compreensível que a equipe prefira se concentrar no combate excepcional, mas eles prejudicam a diversão quando começam a se acumular.

Conclusão

Spellbreak é um jogo que você vai querer experimentar, independentemente dos menus estranhos. O combate é tão bem equilibrado, tão inovador para o gênero, e oferece uma variedade de profundidade e diversão que é impossível não recomendar o título a todos que procuram algumas partidas curtas de diversão em busca de emoção. Mesmo que os menus não sejam polidos, o combate em si é, e essa é de longe a parte mais importante da experiência.