League of Legends: Dicas para se subir de elo

Está preso no prata? Quer a skin vitoriosa do ano? Confira nossas dicas para subir de elo no LoL com as práticas mais faladas por jogadores profissionais.

Imagem: Divulgação Riot Games
Imagem: Divulgação Riot Games

League of Legends é um dos jogos online mais populares do mundo e é o principal MOBA do mercado. O jogo conta com uma estrutura competitiva muito séria e organizada, com grandes eventos anuais para os campeonatos mundiais. No Brasil, também há um cenário competitivo que somente cresce.

Mas falando profissionalmente ou somente dentro do universo de entretenimento, League of Legends proporciona uma enorme curva de aprendizado e potencial de demonstração de habilidade, por isso existem os elos, a classificação da habilidade de cada player dentro do game. Do elo mais alto, Desafiante, até o mais baixo, Ferro, é necessário jogar partidas ranqueadas para que seu desempenho seja avaliado pelo sistema do game.

Portanto, fizemos uma pequena lista de dicas para se subir de elo no LoL se baseando em experiência própria dentro do jogo e de dicas de jogadores do cenário profissional.

O Farm é um elemento crucial para qualquer elo

O sistema de evolução de níveis e gold dentro do LoL gira em torno do farm, ou seja, do abate de tropas. Para qualquer jogador que deseja melhorar seu desempenho dentro do game, o farm é algo que sempre deve se prestar muita atenção e dar seu devido valor. Abater oponentes podem dar gold instantâneo e oferece grande vantagem, sim, mas é o abate de tropas que lhe concede gold em um ritmo constante, além de experiência. Um oponente que possui duas kills a sua frente, mas 50 de farm atrás, não é um oponente com vantagem. O farm garante seu crescimento, e se você o fizer melhor que seu oponente você não dependerá de kills para crescer ao decorrer da partida. Tenha noção do dano de seus auto-ataques e de suas habilidades e treine o timing correto para dar o último hit em cada tropa. Preste atenção também na velocidade de ataque, velocidade de animação e velocidade do projétil (para campeões ranged), de cada personagem com qual você joga.

Visão de jogo: Mapa, torres, e objetivos

Algo que se adquire com experiência e muita atenção é a visão de jogo. Saber para onde você tem que ir, qual o seu papel nessa partida para beneficiar seu time e prestar atenção sempre no mapa. Preste atenção na movimentação dos inimigos, avise o seu time se o inimigo da sua rota estiver fora de visão e preste atenção aos avisos dos outros. Isso fará com que você evite ser pego desprevenido, fará com que você saiba a hora de se fazer objetivos, de se puxar a lane, levar torres e de gankar outras rotas. Por mais importante que seja vencer sua própria lane, isso não significa ganhar o jogo. Ajudar outras rotas, o seu jungler e garantir os objetivos (dragões, Arauto e Baron) são mais importantes do que ganhar muita vantagem sozinho em sua rota.

Wards e visão de mapa

A visão de mapa é muito mais literal, você precisa saber por onde andam seus oponentes. As wards (ou sentinelas de visão), são uma parte importantíssima do jogo e não são responsabilidade exclusiva do suporte do time. Todos jogadores devem comprar sentinelas de visão e posicioná-las estrategicamente pelo mapa. Campeões muito frágeis devem comprar a sentinela azul de posicionamento a longas distâncias para evitar se expor na proximidade de arbustos sem visão. Não deixe sentinelas mofando, se você tem alguma, posicione-a. Assim você evita ser pego de surpresa e pode prestar atenção na movimentação inimiga.

Mecânica individual de cada campeão

Você efetivamente saber jogar com o campeão escolhido é importante também. Afinal, League of Legends é um jogo de estratégia e habilidade. Não jogue nenhuma partida ranqueada com algum campeão com o qual você não esteja bem familiarizado com seu kit de habilidades. Treine com dois ou três campeões que você goste em jogos normais até você possuir a convicção que sabe jogar com ele. Não é recomendado utilizar campeões com mecânica complexa, como Irelia, Taliyah e Kalista em elos muito baixos, comece com os fáceis.

Equipamento e compreensão de build

Os equipamentos recomendados estão lá para auxiliar o jogador a entender o que geralmente se builda para determinado personagem. Porém, entender quais equipamento fazer em cada partida é essencial. Não adianta se fazer resistência mágica contra um time com muito dano físico. Não tenha medo de sair dos recomendados e pesquise quais são os itens indispensáveis de seu campeão, que geralmente são um ou dois, e faça o restante de acordo com a necessidade de cada partida. Leia todos os itens e saiba o que eles fazem perfeitamente para que você consiga decidir corretamente o que comprar. Equipamentos errados podem desperdiçar alguma vantagem que se tenha de gold e te tornar muito menos efetivo em combate.

Jogo em equipe e cabeça fria

Na maioria de elos intermediários e baixos, é muito comum um time perder porque jogadores começaram a brigar. LoL é um jogo em equipe e o trabalho de equipe é fundamental para se ganhar. Não tenha a arrogância para achar que você vai fazer tudo sozinho e tente ajudar e encorajar aqueles que estão tendo dificuldades no seu time. Dar alguma dica para alguém menos experiente que você vale muito mais do que simplesmente xingá-lo. Tente ao máximo não se afetar com a toxicidade dos outros, que é inevitável no LoL. Mutar todo o chat é sempre uma boa solução, se concentre no seu jogo, na sua rota e no seu papel. A partir do momento em que se perde a cabeça e a tranquilidade, você para de prestar a atenção em muitas coisas importantes e seu desempenho no jogo evidentemente cai.

Analise seu desempenho


Se você precisa de ajuda em encontrar builds para seus campeões, perceber o que você pode melhorar e quais foram seus erros, veja replays de partidas no seu histórico, ou utilize aplicativos externos que analisam seu desempenho, como https://blitz.gg/lol. É sempre recomendável escolher duas rotas para você se especializar e até 3 campeões em cada uma para masterizar. Jogue com seus melhores campeões na sua melhor rota nas ranqueadas e treine nos jogos normais. Lembre-se do que é importante em um jogo, não são as kills, ou o seu KDA, mas sim levar o Nexus inimigo.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

League of Legends: Tier list dos campeões no patch 10.15
Games

League of Legends: Tier list dos campeões no patch 10.15

Chegou o evento Florescência Espiritual no League of Legends e com eles novos buffs, nerfs e tentativas de balanceamento.

League of Legends:
Games

League of Legends: "Florescência Espiritual" é lançado como o maior evento até o momento

O evento começou no dia 22 e seguirá até o dia 24, trazendo 18 skins novas, dois novos campeões e se tornando o maior e mais longo evento do LoL.

Como enviar diretamente um ticket para reportar jogadores no League of Legends
Games

Como enviar diretamente um ticket para reportar jogadores no League of Legends

É possível denunciar jogadores no LoL no final de partidas, mas também pelo suporte online da Riot Games por comportamento indevido dentro do jogo.